Arquiteto Versátil: Itens Masculinos Essenciais que Todo Arquiteto deve ter em seu Guarda-Roupa

14 de dezembro de 2015

Itens Masculinos Essenciais que Todo Arquiteto deve ter em seu Guarda-Roupa

Itens Masculinos Essenciais que Todo Arquiteto deve ter em seu Guarda-Roupa

Pode parecer estranho falar sobre itens essenciais do guarda-roupa masculino em um blog que trata sobre arquitetura, no entanto, está bem vestido, ou melhor, está vestido adequado é primordial para um arquiteto. Seja na busca de um novo emprego (entrevista), seja em um encontro com o cliente, para tratar de negócios ou simplesmente ir a um evento de arquitetura. Não precisa está na moda, mas vestir-se adequado é extremamente necessário. Pensando nisso, resolvi listar alguns itens que são essenciais que todo arquiteto deve ter em seu guarda-roupa e que com eles poderá gera uma diversidade de combinações visuais (looks) para seu dia a dia como também para seu trabalho.

Camisa básica, Camisa Polo e Camisa Social

As camisas básicas, normalmente você utilizará em um ambiente mais descontraído. Dessa forma, você poderá escolher, camisas divertidas, com estampas diversas, mas prefira as que refere-se à arquitetura, podendo ser um edifício que gosta muito, uma ilustração, uma frase, mas que todas reflita seus pensamentos e atitudes naquele momento. Não vá escolher uma camisa que não sabe seu significado e mostre algo que você não é.

Já com relação à camisa polo, normalmente ela é utilizada em ambientes intermediários, que não são nem tão formal de mais nem tão descontraído. Escolha sempre uma camisa polo simples, sem muita informação ou símbolos. Cuidado com a composição e as cores que elas apresentam.

A camisa social também pode ser utilizada em ambientes tanto intermediários como formais. A camisa social pode ser usada tanto com blazer como sem, da mesma maneira com a gravata. Ambos os modos ficam muito bem em quem a utiliza. As camisas sociais há uma variedade de modelos, diferenciado por suas cores, padrões, tecido etc, mas não deixe de ter uma camisa azul ou branca em seu guarda-roupa, elas sempre se encaixa com qualquer composição.

Calça Jeans e Calça Social

A calça jeans é uma peça indispensável no guarda-roupa masculino. Há tanto as calças tradicionais como as mais criativas com diversas cores, cortes e composições, mas para que não tenha erro com relação ao ambiente busque sempre as calças jeans tradicionais, mas que tenha um corte e um caimento adequado a seu corpo. A calça jeans pode ser usada com os três tipos de camisas anteriormente tratados.

Já a calça social normalmente utilizada com a camisa social, mas também usada com camisa polo é usualmente utilizada para ambientes formais (tradicional), como ambientes intermediários. Há uma variedade de cores, tecido, etc., mas tenha sempre em seu guarda-roupa uma calça social preta, ela combinará com qualquer camisa, seja polo ou social, mas sempre busque ter um bom senso ao fazer as combinações.

Cinto

O cinto também é um item indispensável. Tenha sempre um por perto. Há uma variedade dele no mercado, diferenciado pelas suas cores, materiais, preços etc. O cinto deixou de ser um item que era utilizado somente para segurar as calças para ser um acessório que completa a composição visual. Normalmente são usados em combinação com o sapato, no caso, de uma roupa social, mas poderá ser mais criativo quando a situação for adequada e casual.

Tênis, Bota e Sapato Social

O tênis é um item que não sai de moda e é extremamente jovem. Normalmente utilizado para situações mais despojadas poderá ser utilizado no escritório e em seu dia a dia. A variedade de cores, formas, tamanhos e padrões, dará um leque maior para que o arquiteto possa utilizar sua imaginação para compor sua composição visual (look diário), para ir ao trabalho ou qualquer situação que achar necessária.

Já a bota é bastante utilizada quando o arquiteto está em campo, acompanhando o andamento da construção de um edifício, por exemplo. Além de ser um item que proporciona segurança para o arquiteto permite um visual altamente moderno e descolado. A bota oferece uma variedade menor de modelos e cores, mas a quantidade é suficiente para dá um up na composição visual de um arquiteto enquanto está na obra ou até em seu dia a dia se assim achar adequado.

O sapato social, normalmente são utilizados em situações específicas, por isso, não é um item muito utilizado no dia a dia de um arquiteto, mas já imaginou se você não tiver um guardado? Tenha um sempre guardado e sempre conservado, com graxa. Tenha um modelo confortável, mesmo simples, mas nunca totalmente liso, busque algum que tenha algum adereço para complementar a sua composição visual. A variedade que há no mercado, permite um grande leque de composições visuais para o arquiteto, mas ao adquirir um sapato social busque aquele que esteja em conformidade com seu estilo, mas ao mesmo tempo na moda, sei que é um item que irá usar raramente por isso, não utilize sapatos sociais desatualizados, poderá passar para as pessoas que você também está desatualizado.

Terno

O terno é uma peça que normalmente não vemos um arquiteto vestido, e também, não é uma vestimenta que o caracteriza, no entanto, haverá alguns momentos em que o uso de um terno será necessário. Por isso, é essencial ter um terno, tradicional, em seu guarda-roupa, além disso, nem sempre será necessário usar o terno inteiro, às vezes o uso do blazer, somente, será o suficiente, mas se o arquiteto é descolado e quer criar uma identidade visual diferenciada, poderá ousar, se assim for adequado. Tenha sempre cautela ao ousar em sua identidade visual.

Jaqueta e Suéter

Uma boa jaqueta de couro ou de material similar, sempre oferece ao homem um ar mais refinado. Quando se trata de jaqueta o homem está bem servido, há uma variedade incrível de jaquetas, mas também seu preço também poderá variar. Busque sempre comprar uma boa jaqueta. O preço será pequeno quando perceber que o investimento valeu a pena.

Já o suéter é um item que pode agregar valor a sua composição visual do arquiteto, em muitos casos pode ser usada sobre a camisa social e a gravata. Busque sempre um suéter simples, sem muita informação, mas se sua pretensão é usá-lo em um lugar mais casual, fique a vontade para escolher o suéter que mais desejar. O resultado final independente da escolha fica incrível, mas sempre tenha cuidado para não exagerar.

Gravata

A gravata é um item indispensável que normalmente é utilizado em conjunto com o terno, mas os arquitetos mais modernos poderá usar a gravata, somente, junto com a camisa social. O resultado final fica incrível. Além disso, há uma variedade de gravatas no mercado, diferenciadas por suas cores, padrões e forma. Tenham cuidado ao escolher uma gravata, na dúvida procure exemplos na internet, dicas e muito mais. Ao comprar uma gravata busque escolher aquelas que podem ser ajustada, dessa forma, lhe obrigará a aprender a fazer o nó, se já não souber.

Relógio e Pulseiras

O relógio é um item retrô, que não sai de moda. Mesmo havendo sua substituição pelos smartphones, as pessoas, não deixaram de usá-los, no entanto, houve sim uma queda do consumo quanto a esse item, por isso, atualmente as empresas de tecnologia, começaram a olhar para esse item com outros olhos, implementando a tecnologia dos smartphones, em um espaço, minúsculo, como um relógio, buscando retomar o uso do acessório novamente pelas pessoas.  Há no mercado uma variedade de relógios que um apaixonado por relógio poderá ficar na dúvida de qual levar. O relógio da mesma maneira que o sinto ele deve está combinando com a composição geral.

Já as pulseiras é um item que agrega valor ao visual masculino. É um item que também há uma grande variedade no mercado para que o consumidor possa optar por um que esteja dentro de seu estilo e seu patamar financeiro. Esse item pode ser usado junto com o relógio como separado, vai depender de seu gosto e da composição visual que quer transmitir.

Óculos

Um bom óculos sempre é necessário. Os óculos não é somente um item que irá compor sua identidade visual como também servirá para sua proteção, contra os raios do sol como também da poeira entre outras partículas a nossa volta. Busque sempre por um óculos que seja adequado ao seu rosto, na dúvida pesquisa, converse com um especialista, para não compre errado.

Mochila e Bolsa Carteiro

A mochila é um item mais casual, onde o arquiteto poderá levar para qualquer lugar seu material, com notebook, livros entre outros materiais. Busque adquiri uma mochila mais discreta, sempre almejando sua segurança e de seus pertences.

Já a bolsa carteiro é um item que proporciona um aspecto mais maduro para o arquiteto, por isso, busque comprar uma bolsa carteiro composta por um material diferencial como o couro, mas se não puder comprar, há no mercado bolsa carteiro composta por matérias similares ao couro. Além disso, há uma grande variedade de modelos que poderá se adequar ao seu estilo é só procurar com cuidado.

Portanto vimos neste artigo, alguns itens essenciais que deve haver no guarda-roupa de um arquiteto, seja para seu dia a dia, seja para trabalhar ou ir para alguma ocasião especial. Somente com esses itens o arquiteto poderá compor diversas combinações visuais (looks). Olha que nesse artigo não tratamos sobre os artigos de chapelaria, anéis, carteira, entre outros itens que compõe o guarda-roupa masculino.

Que item você acha que faltou nessa lista? Conte-me.

Não deixe de curtir, compartilhar e comentar. Dúvidas, sugestões deixe logo abaixo. Até a próxima.

2 comentários:

  1. na minha época de faculdade, lá no século passado, os itens esseciais eram um bom óculos com aro de tartaruga, um paleto de tweed - de preferencia com "remendos" nos cotovelos" - uma calça caque e mocassins cor de vinho! rsrsrsrs sem isso não dava para ser arquiteto! abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais básico for as vestes do arquiteto melhor será e mais fácil será a escolha da composição, no entanto se o arquiteto tiver a possibilidade de ter uma grande variedade de itens em seu guarda-roupa ele terá maior possibilidade de variar seu visual... Faz tempo que fiz este artigo e vejo que há novas possibilidades para ele... Se a ideia for realmente forte farei um novo artigo sobre esse tema mais a frente. Um abraço.

      Excluir