Inspiração: Fotografando a Cidade

Recife (próximo ao marco zero) - Pernambuco
Para um velho aluno de arquitetura. Rsrsrs. Encontrei na fotografia tanto uma fonte riquíssima de informações arquitetônica como uma forma de registar meu olhar sobre a arquitetura. No entanto essa segunda percepção, só foi realmente percebida depois de um curso bastante longo, mas prazeroso, que fiz relacionado ao universo fotográfico. Foi então que tive a coragem de comprar a minha primeira câmera. Até então me aventurava no universo fotográfico com uma câmera compacta de um amigo. Claro que para o pouco conhecimento que eu possuía naquele momento, ela era realmente incrível. De lá para cá, registrei diversas fotos, em diversos lugares. Claro que alguns lugares por onde passei terminei não registrando alguma fotografia, devido a alguns problemas, mas virão outras oportunidades. Assim espero.

Maceió - Alagoas

O que você acha de se inspirar em algumas fotografias sobre o tema cidade e sair por aí fotografando? Algumas fotografias que estão neste artigo são minhas como a fotografia referente a cidade de Traipu, onde vive 10 anos, e Marechal, onde tive o maior prazer de conhecer junto a uma equipe de historiadores. Quanto as outras fotografias tive a oportunidade de conhecer de perto estes incríveis lugares e até morei também em alguns deles por um tempo. No entanto, o tempo que passei em Maceió, não me recordo de ter visto nem de longe uma paisagem como essa. Rsrsrs. Já a fotografia referente a Recife tive a incrível oportunidade de conhece-la de perto. Para ser mais preciso esta fotografia foi registrada próximo ao marco zero da cidade. Recomendo que você conheça não somente este lugar como outros lugares da cidade de Recife. Como diria o Po de Kung Fu Panda: Recife é “show de bola”. Rsrsrsr. No entanto, tenho que dizer com pesar que o tempo que passei em Recife, eu não conseguir registrar uma si quer fotografia da cidade. Já com relação a cidade de Arapiraca busquei mostrar um dos pontos mais conhecidos da cidade e que é utilizado por muitos usuários da cidade como ponto de referencia. No entanto minha relação com este lugar é mais antiga do que parece. Aos 4 anos de idade, vim de São Paulo, cidade onde nasci, para ser batizado nesta igreja. Incrível não é?

Marechal - Alagoas

Estamos tão imersos na cidade ou no lugar em que vivemos que deixamos nosso olhar torna-se automático. Dessa maneira, deixamos de apreciar os lugares ou percebe-lo sensivelmente como um espaço atrativo e passível de ser fotografado. É percebível essa situação quando nos deparamos com uma fotografia ou diversas fotografias que gostamos e que sentimos a sensação de ter passado por ali e não ter tido o olhar para ter registrado aquela ou aquelas fotografias.

Traipu (beira do rio São Francisco) - Alagoas

Ao fotografar a cidade tanto você poderá registar informações gerais dos lugares como poderá registar os detalhes que poucos pensaram em registar, inicialmente. Tudo dependerá qual a sua finalidade comunicativa do registro fotográfico. Todas as fotografias encontradas nesse artigo revelam para vocês diversas informações que poderão ser utilizadas em outras fotografias. As observe e retire delas as melhores informações para que possa se inspirar e assim registar suas próprias fotografias de sua cidade ou dos lugares que passar.

Arapiraca (ponto referencial da cidade) - Alagoas

Não sei você, mas eu fiquei na maior vontade de sair pela cidade fotografando. O que você me diz de fazermos isso? Além disso, qual das fotografias você mais gostou? Não deixe de curti, comenta e compartir nossos artigos e vídeos. Até a próxima.

Comentários