Sketchbook – Registro em Esboços Rápidos do Cotidiano

Rafael Nascimento dos Santos

Sempre gostei de desenhar, acho que um dos motivos para ter escolhido o curso de arquitetura foi o fato de gostar de desenhar. Claro que a profissão não se resume a isso, mas saber registrar as ideias através de simples rabiscos e que seja compreensível é de grande importância para a comunicação entre os profissionais da área.

urbansketchers-dc

Vocês já ouviram o termo Sketchbook? É possível encontrar na internet diversos exemplos inspiradores que você poderá se inspirar e a partir disso poderá criar o seu próprio sketchbook. O sketchbook seria simplesmente um caderno que você poderá leva para todos os lugares e este caderno servirá como meio para registrar todas as suas ideias gráficas relacionadas ao trabalho, situações cotidianas entre outras coisas que achar necessário registrar em rápidos esboços.

switzerland urbansketchers

Durante o curso de arquitetura tive uma matéria chamada expressão gráfica. Durante as aulas realizávamos diversos desenhos tanto relacionado a estudos gráficos aplicando linhas, pontos e traços, como realizávamos alguns desenhos artísticos, como desenhos de pessoas, lugares e objetos entre outros. Era incrível cada aula. Sinto falta delas.

jamesrichardssketchbook

Então que tal você se inspirar em alguns sketchbooks e começar a realizar seus próprios sketchs? Mesmo que ache que não saiba desenhar, perceberá que qualquer um pode registrar através de esboços, incríveis trabalhos. Fiz um vídeo falando de alguns livros de arquitetura que poderia ajudar os alunos durante o curso. Um desses livros mostra diversas técnicas para que você possa aprimorar suas técnicas de desenho como também possa aprender a desenhar. Não deixe de conferir.

lizsteel

A primeira imagem é de minha autoria. A realizei durante uma das aulas de expressão gráfica. Na verdade esta imagem foi criada para mostrar a uma colega como é fácil e divertido desenhar. Não sei se ela compreendeu a mensagem, mas o resultado do esboço ficou muito bom. Não querendo me gabar. Rsrsrs. Já as outras imagens foram encontradas na internet através de blogs especializados na produção de sketchbooks. O que acharam dos sketchbooks que encontrei na internet? Não deixe de conferir os outros trabalhos já realizados por cada artista. Eles vão gostar de sua visita.

Até a próxima.


Comentários