Que Tipo de Escada é a Melhor?


Essa pergunta não é somente feita por você, mas por qualquer um que deseje projetar ou construir uma escada. Eu por exemplo, me fiz essa pergunta algumas vezes... Claro que esse tipo de pergunta é mais direcionado a um arquiteto ou engenheiro ou a um projetista iniciante que está buscando informações que o auxilie na escolha do melhor tipo de escada.

No caso das pessoas comuns, normalmente, elas não irão procurar que tipo de escada melhor atende suas necessidades, elas irão buscar um modelo que seja barato, fácil de ser construído e que atenda seus gostos. 

Se a escolha não tiver informações técnicas que a sustente, direi na lata, que você terá grandes problemas futuros e possivelmente serão irremediáveis. 

Para que isso não ocorra, irei produzi uma série de artigos sobre esse tema. Se der certo, aplicarei o modelo a outros temas. Portanto sua participação é muito importante, então participem.

Projetar uma escada é uma ação bastante simples se analisarmos pela ótica que você conhece todas as diretrizes que a compõe e que serão necessárias para que você projete a melhor escada para o espaço que ela será inserida. Claro que para quem nunca projetou, terá grande problemas, mas nada que algumas dicas não resolvam. 

Quando se trata de construir uma escada, ela será o elemento estrutural que mais te dará trabalho para ser executada, seja você um arquiteto iniciante ou uma pessoa comum que decidiu construir sua própria moradia sem o auxílio de um profissional qualificado (arquiteto ou engenheiro) ou um projeto.

A escada pode parecer um elemento simples se observado de forma geral, mas se fomos analisar cada elemento que compõe a escada, ela se tornará um elemento supercomplexo ao ponto de lhe proporcionar tanto trabalho quanto planejar e construir uma casa inteira. 

Exagerei um pouco, eu sei, mas construir uma escada sem um projeto ou auxílio de um profissional o resultado final será horrendo, sem sombra de dúvida. Falo isso porque já vi muitos projetos feitos sem um projeto ou auxílio de um profissional e o dono da casa me disse sinceramente que tinha se arrependido.

Escolher uma escada não basta olhar um modelo qualquer e dizer quero ela assim. Há várias diretrizes que devem ser observadas e analisadas e a partir delas você poderá escolher a melhor escada que possa atender tanto as suas necessidades como seus gostos. 

Para que você tenha uma escolha com poucos erros será necessário você saber, por exemplo, os tipos e os formatos de escada existentes, os tipos de materiais tanto para a escada quanto para o guarda-corpo que poderá ser utilizado, como calcular as dimensões da escada escolhida entre outras informações.

Todas essas informações, além de muitas outras serão mostradas aqui no Arquiteto Versátil, logo mais. Claro que levarei um tempo para expor todas elas aqui, mas ao final você terá um conhecimento abrangente sobre o tema e isso lhe proporcionará maiores chances de acerto ao escolher uma determinada escada para ser aplicada ao seu projeto.

Lembrando que este conhecimento não será exposto de forma restrita. Quero que todos sem distinção possuam tal conhecimento. O conhecimento irá te ajudar tanto na escolha ou na produção de um projeto como na escolha de um profissional que atenda suas reais necessidades.

Posso não ter dado uma resposta neste momento, mas introduzi a discussão sobre o tema que pretendo nos próximos artigos buscar expor aos poucos a resposta que você busca. Então continue acompanhando o Arquiteto Versátil tanto através do blog como através das redes sociais. Até a próxima.

Comentários