Como Escolher um Nome para sua Empresa?


Escolher um nome para sua empresa pode parecer uma tarefa fácil inicialmente, mas ao iniciar a busca pelo nome perfeito encontrará diversos problemas que você nunca imaginaria que iria encontrar... 

Para lhe ajudar no processo de concepção do nome da empresa que pretende criar mostrarei algumas informações que você terá que levar em consideração para acertar na escolha do nome. 

Tema da Empresa 


Para que você possa definir facilmente o nome da empresa busque listas algumas palavras que tenha relação com o tema central da empresa. Essa lista de palavras pode ser concreta ou simbólica, só não pode ser desassociado ao tema central de sua empresa, mantenha o foco todo o tempo enquanto estiver fazendo a lista de palavras. 

Além disso, as palavras selecionadas tem que remeter as ações e ideologias contidas e praticadas pela empresa. Essas palavras tem que transmitir, seja elas sozinhas ou juntas, a essência que constitui a sua empresa. 

Inspire-se 


Agora que possui uma lista de palavras que remete a sua empresa, imagino, terá que decidir a forma que fará as combinações para gerar o nome definitivo de sua empresa. 

Tenho certeza que você já observou que algumas empresas tem em seu nome uma única palavra que a define, já outras empresas possuem duas palavras ou até mais que isso. Para que você entenda o que estou falando veja os exemplos: Apple, Peixe Urbano, Fazinova etc. 

Para falar a verdade existe empresas que seus nomes são originárias de frases que definem a ideologia ou a filosofia da empresa, mas para facilitar a comunicação a frase é encurtada através de abreviações. Um bom exemplo disse seria: CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) 

Tem empresas que utilizam os sobrenomes de seus fundadores como ponto de partida para a criação do nome da empresa. Já outras utilizam uma situação especifica de suas vidas para dá nome a empresa. Como exemplo posso citar: HP (Hewlett e Packard) e Depois dos Quinze. 

Observe as empresas que lhe inspira e veja como foi seu processo conceptivo e como o nome da empresa está relacionada as ações realizadas por ela. 

Agora ponha a mão na massa. 

Domínio Disponível 


Imagino que agora tenha algumas ideias de nomes para sua empresa em mãos não é verdade? Então vamos ver sua disponibilidade na internet. Porque não basta ter um nome perfeito tem que está disponível para que você possa usá-lo no mundo virtual e também no mundo físico. 

Para descobrir sua disponibilidade, terá que acessar alguns sites que oferecem o serviço de compra do domínio para descobrir se pode ou não usá-lo. Se o domínio estiver disponível recomendo que se planeja para comprar o mais breve possível o domínio porque pode haver outras pessoas que tenham a mesma ideia que você e acabe comprando o domínio que tanto você precisa para sua empresa. 

Da mesma forma que você fará para descobri a disponibilidade do domínio para sua empresa, você terá que saber se sua marca já foi registrada por outra empresa ou não, para isso existe sites na internet que te ajudará nesse processo. 

Farei um artigo mais à frente detalhando todo o processo de pesquisa e compra de um domínio. Existe alguns detalhes que poucas pessoas falam e que posso te fornecer e que poderá te livrar de grandes enrascadas futuras... Então continue acompanhando o arquiteto versátil. 

Nome Curto 


Quanto mais curto for o nome da sua empresa melhor será. Pode parecer uma dica boba, inicialmente, mas ela será muito útil no processo de reconhecimento da empresa no dia a dia das pessoas... 

Só para você entender as pessoas lembraram com maior facilidade os nomes das empresas que possui nomes curtos. Além disso, o nome curto irá ajudar no processo de comunicação tanto física como online. 

Uma dica que fará você rever o que você fez até agora. O nome da empresa não precisa falar tudo que a empresa faz, mas mostrar a essência de sua empresa. Um ótimo exemplo para isso seria a empresa Apple. Seja a palavra “Apple” ou o símbolo, você imediatamente reconhece a empresa e seu poderio tecnológico e mercadológico. 

Nome Fácil 


Ter um nome fácil não quer dizer que ele deva ser óbvio. É preciso ter um nome fácil para que as pessoas possam identificar facilmente o nome da empresa onde ela estiver. 

Se a palavra ou palavras que compõe o nome da sua empresa não for fácil você terá mais trabalho para que as pessoas percebam sua empresa, mas não quer dizer que ter um nome fácil será determinante para que sua empresa tenha sucesso. 

Mesmo que o nome criado não seja fácil, não se preocupe... O que você realmente precisa seria criar um nome que represente a essência de sua empresa, portanto mantenha o foco. 

Cuidado 


Nesse processo conceptivo é necessário ter alguns cuidados.... 

Observe se a palavra escolhida para sua empresa não possui uma conotação negativa que possa prejudicar sua empresa, para isso observe se o nome da empresa possui cacofonias, por exemplo. Caso haja cacofonia procure sinônimos para denominar a empresa. 

Quando for criar um domínio, não use acento, se houver palavras com “ç” no nome da empresa procure outra palavra, caso deseje a palavra com “ç”, saiba que no domínio será escrito com “c” e não com “ç”. Não use também traço ou ponto para separar as palavras que compõe o nome da empresa. 

Farei um artigo mais detalhado sobre os cuidados que você deve ter para criar o nome de uma empresa na internet. Será melhor para você e também para mim... 

Seja Criativo 


Todo esse processo conceptivo em busca de um nome perfeito para sua empresa necessitará que você seja muita criatividade. 

Se você não sabe existe diversos métodos para estimular sua criatividade e que lhe ajudaram no processo para que você possa alcançar o nome ideal para sua empresa como: combinação palavras, abreviar frases, analogias, entre outros métodos. Darei mais detalhes sobre eles mais à frente. Continue acompanhando o arquiteto versátil nas redes sociais...

Caso este artigo ainda não tenha sido suficiente para te ajudar no processo conceptivo do nome da sua empresa, deixe nos comentários suas dúvidas, buscarei respondê-las o mais breve possível. Até a próxima.

Comentários