Estudo da Forma 2 - Edifício Oscar Hadid - Parte 2


Há poucos arquitetos que revela ao mundo seu processo conceptivo, mas eu encaro esse processo como um exercício criativo que faz parte da minha formação. 

Seria interessante se todos os arquitetos revelassem ao mundo seus métodos criativos, dessa maneira poderíamos projetar cada vez melhor... Poderíamos na verdade aprender muito com esse processo tanto os arquitetos mais novos iriam aprender com os arquitetos mais antigos como os mais antigos aprenderiam com os arquitetos mais novos... (fica a dica). 

Todo o processo conceptivo deste estudo da forma foi realizado no SketchUp um software da Google. Esta ferramenta é muito simples e fácil de ser utilizada.... A Google oferece o sketchUp gratuitamente, mas a versão é parcial. É recomendado que compre o software para poder usufruir de todos os seus recursos. 

Para que você possa entender melhor o conteúdo deste vídeo recomendo que veja o vídeo publicado anteriormente... Nele mostro em detalhe quais projetos de Oscar Niemeyer e de Zaha Hadid que me inspirei para criar este estudo da forma. 

Basicamente o processo conceptivo do edifício Oscar Hadid foi dividido em 5 etapas sendo a primeira relacionado ao desenho de diversas forma geométricas (retângulos e círculos) em planta baixa depois cada planta baixa foi distribuída em andares e ao mesmo tempo que fazia a distribuição era feito a modificação dos padrões existente em cada planta baixa. Na terceira etapa foi realizado a limpeza do desenho, mais a frente foi desenvolvido os brises horizontais em algumas partes do edifício e por fim foi aplicado os respectivos materiais que iriam compor o projeto.


O que você achou deste novo vídeo? Mudaria alguma coisa no processo conceptivo do edifício Oscar Hadid? Diga-me o que seria? Curta e compartilhe e vídeo e inscreva-se no canal. Até a próxima.

Comentários