Livros sobre Processo Projetual que Você deve Ler


Cada vez mais ter boas referências é fundamental para que você possa desenvolver um projeto com maior segurança e agilidade. 

Além disso ter em mente uma visão clara e objetiva do que é preciso fazer para desenvolver um determinado projeto é fundamental para que possa percorrer todas as etapas conceptivas do projeto sem grandes transtornos. 


Quando realizei meu primeiro projeto, eu tinha em mente que todas as ideias necessárias para desenvolver um projeto derivava da minha mente, mas só depois que li o artigo de Mahfuz Nada provém do nada” percebi que eu estava errado e iria precisar ter boas referências para nortear meu processo projetual dali para frente. 

Para lhe ajudar a ter boas referências sobre o tema processo projetual e não ter as mesmas dificuldades que eu tive ao longo do curso de arquitetura, resolvi expor alguns livros que já li e pretendo ler novamente. 

1 - O Processo de Projeto em Arquitetura: da Teoria à Tecnologia. Este livro contém diversos artigos científicos que busca expor diferentes métodos existentes e como eles podem nos ajudar durante processo projetual. Devo destacar que dentre os vários métodos mostrados no livro alguns deles necessita de algum conhecimento da lógica matemática para ser aplicado. 

2 - Traços e Palavras: Sobre o Processo Projetual em Arquitetura. Este livro contém uma abordagem que mescla uma visão clássica sobre o processo projetual com a visão aplicada atualmente. Claro que ele não aborda o uso tecnológico no processo projetual, mas busca expõem objetivamente como você deve conduzir seu processo projetual para se obter o projeto. 

3 - Adoção do Partido na Arquitetura. Este livro sem sombra de dúvida vai te fornecer com clareza e objetividade cada etapa que você deve realizar para poder desenvolver um projeto sem grandes transtornos. Já falei sobre ele aqui reveja

4 - Ensaio sobre a Razão Compositiva. Diferente dos demais livros dessa lista ele busca expor sobre o processo projetual como uma relação filosófica entre as partes e o todo. Nessa exposição o autor pontua 4 métodos que podem ser utilizados no processo projetual. Este livro pode ser lido online através do site do autor, como diversos outros textos dele. 

5 - Métodos Ágeis para Arquitetos e Profissionais Criativos. Este livro conheci recentemente, por isso ainda não li, mas é possível ver uma parcial dele através do Google Books. Pelo que eu vi ele busca tratar sobre o tema através de uma visão mercadológica ligada a gestão do processo projetual. Alguns modelos usados no livro tem relação direta com o curso de administração. 

6 - Como Arquitetos e Designers Pensam. Diferente dos demais livros este é o único que expõem sobre o tema processo projetual através de um ponto de vista pessoal. Essa abordagem permite inserir diversos assuntos relacionados ao cotidiano dos arquitetos e dos alunos de arquitetura, revelando assim a prática projetual e suas dificuldades. Já falei sobre ele aqui reveja.

Essa lista de livros poderá ser alterada conforme for lendo ou descobrindo novos livros que tratam sobre o tema processo projetual. Caso você conheça algum livro que não esteja nesta lista e trata sobre o tema, deixe nos comentários. Até a próxima.


Comentários