O Estopim para um Novo Fim


No livro “A hora da estrela” escrito por Clarice Lispector ela inicia com a seguinte frase: “Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida.” A concepção de um determinado projeto esteja ele relacionado ou não a arquitetura também começa a partir de um sim. 

Isso não foi diferente com o blog, no entanto de alguns tempos para cá vim dizendo muitos nãos para eu mesmo e isso estava me limitando e me deixando muito chateado, resultando no distanciamento dos meus principais objetivos e também do blog. Portanto darei a eu mesmo mais sim este ano. Veremos no final do ano o que mudou seja com relação ao blog ou com relação a minha vida pessoal. 

Para sair dessa rotina negativa já comecei o ano dizendo sim para um livro que tanto eu queria comprar chamado “roube como um artista” escrito por Austin Kleon. Disse sim também com relação ao inglês que tanto preciso aprimorar e também para novas experiências tanto profissionais como intelectual. 

Semana passada disse sim, mais uma vez, para dois projetos que estavam engavetados e que possivelmente sairão do papel ainda este ano. 

O estopim para dizer sim para esses dois projetos veio de um artigo relacionado ao arquiteto chamado koolhaas. Você já ouviu falar? O artigo fala sobre o processo projetual utilizado por Koolhaas em seus projetos e este processo resulta não só na criação de projetos arquitetônicos diferenciados como resulta na criação de diversos livros que registram todo o processo conceptivo dele e de sua equipe. 

Os dois projetos tem relação tanto direta como indireta com o conteúdo desse artigo sobre koolhaas e seu processo conceptivo ou projetual como também tem relação com algumas coisas que já foram produzidas aqui no blog. Um ótimo exemplo seria o artigo que demostro os efeitos luminosos e artificiais de três tipos de luminárias muito utilizadas nas residências. 

No entanto para que esses projetos deem certo terá que envolver muitas pessoas, como alunos de arquitetura e arquitetos. Fiquem atentos as redes sociais do Arquiteto Versátil para saber como irá funcionar e como deverão participar.

O artigo de hoje foi simplório, mas imagino que tenha percebido as pequenas mudanças que implementei a este artigo e que continuarei aplicando nos próximos... Espero que tenha gostado e... Até a próxima.

Comentários