Casa Biblioteca com Capacidade para 30000 Livros


Qualquer um apaixonado por livros almeja ter em sua casa um espaço para guardar seus livros. Imagine ter em casa uma biblioteca com a capacidade para armazenar 30000 livros? Essa quantidade de livros você só poderia encontrar em uma pequena biblioteca pública. É de ficar arrepiado.


O projeto da casa biblioteca foi desenvolvido em 2016 por Takuro Yamamoto Architects e abarca uma área de 207,43 m² e está localizado em Tóquio no Japão.


Imagino que você esteja pensando: tantos projetos no Brasil e você foi escolher um projeto logo no Japão? Até compreendo seu questionamento, mas mesmo assim selecionei este projeto porque gostei dele e porque podemos aprender muito com esse projeto mesmo situado em uma realidade distinta da nossa.


Ao iniciar o processo conceptivo desse projeto os arquitetos se depararam com alguns desafios que tinha que ser transpostos. O principal desafio seria desenvolver o projeto de duas residências no mesmo terreno, mas havia no desafio principal um desafio embutido com relação ao processo conceptivo que seria conceber o projeto havendo harmonia e privacidade entre os espaços. Foi então que o espaço da biblioteca almejado pelos clientes foi escolhido como elo para harmonizar os espaços e criar a privacidade necessária entre as residências.


Para entendermos o processo conceptivo desse projeto podemos dizer que os arquitetos partiram de dois grandes retângulos. O primeiro relacionado ao espaço total que era possível projetar e o segundo retângulo, correspondente à biblioteca, foi disposto internamente em relação ao retângulo anterior. No entanto como era necessário que o espaço da biblioteca tivesse boa iluminação e ventilação além de ter uma bela vista do lado externo da casa, os arquitetos decidiram rotacionar o retângulo em 45 graus com relação ao eixo principal, criando assim movimento e dando destaque o espaço da biblioteca.


A rotação aplicada ao espaço da biblioteca induziu aos arquitetos a conceber os espaços das residências a partir da forma triangular. Essa forma triangular mesmo sendo semelhante entre as residências sua organização espacial e funcional são diferentes. 


Observando o projeto externamente ele não possui uma linha projetual atrativa, ao meu ver, devido a simplicidade quanto a forma do edifício, no entanto sua organização e distribuição interna torna esse projeto muito mais atraente aos meus olhos e acredito que também aos olhos dos usuários desse espaço idealizado.

Caso você ainda queira saber mais sobre esse projeto e ver mais fotos basta clicar aqui

Agora eu quero saber qual a sua opinião com relação a esse projeto?

Até a próxima.


Comentários