Arquiteto Versátil: Cozinha Ideal: Como Dimensioná-la e Organizá-la?

21 de fevereiro de 2017

Cozinha Ideal: Como Dimensioná-la e Organizá-la?


Ao projetar uma cozinha você deve ter em mente as dimensões mínimas que serão necessárias para que você possa desenvolver o espaço que atenda ao máximo as necessidades do usuário, mesmo elas sendo mínimas.


A cozinha deve conter outros elementos além da pia, fogão e geladeira, que serão utilizados para armazenar alguns itens da cozinha como pratos, copos e talheres como também batedeira, liquidificador, triturador etc. Além desses espaços a cozinha deve ter também um local para armazenar os alimentos e realizar a limpeza dos mesmos. Todos esses espaços devem está previstos no projeto.



Com relação as dimensões do balcão, armário e prateleiras você deve levar em consideração as medidas mínimas como também as medidas relacionado a cada finalidade que o usuário pretende ter no espaço projetado.





Como em alguns projetos a sala de jatar está integrada a cozinha, não poderia deixar de mostrar as dimensões mínimas das mesas e seus diversos formatos.

Dentre os vários formatos de mesas as mais utilizadas são: as mesas redondas e as retangulares, no entanto você poderá utilizar também a mesa no formato quadrado ou oval.

Com relação as dimensões da mesa você deve escolher a partir da quantidade de usuários que iram usufruir do espaço. Como você observou algumas mesas exibe a palavra “apertado”, isso quer dizer que a quantidade de cadeiras relacionada ao espaço oferecido pela mesa não é suficiente para os usuários. 

Busque escolher uma mesa que atendas suas necessidades diárias, como também alguns casos isolados (visita de amigos e familiares). 


Ao desenvolver um projeto de uma cozinha não basta você saber somente quais medidas mínimas deve conter no projeto, você tem que saber também como organizá-lo. Sem isso, o projeto desenvolvido por você poderá ser prejudicado, por impedir que o usuário exerça suas atividades com o mínimo de esforço possível, máximo conforto e segurança, proporcionando assim o máximo de resultado almejado.

Neste artigo busquei mostrar algumas dimensões (medidas), relacionada a concepção de uma cozinha, seja ela tradicional ou americana. Além disso, busquei mostrar também como organizá-la, sem isso como eu disso anteriormente, o projeto poderia ter sua função básica prejudicada.

Caso tenha gostado deste artigo, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas o vejam. E se ainda ficou alguma dúvida bastar deixar nos comentários.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário