3 Projetos Residenciais que Provavelmente Você irá querer Conhecer


Neste artigo eu vou te mostrar três projetos residenciais que aparentemente não possui uma relação direta entre eles, mas há muita coisa a nos ensinar sobre processo projetual, por isso os reunir neste artigo. Espero que goste.


O primeiro projeto não possui um nome especifico que o identifique, mas nem precisa, ele se diferencia dos demais simplesmente por ser uma casa construída próximo a uma praia no sul de Lima e foi idealizado pelo arquiteto chamado Javier Artadi Loayza.



O maior diferencial deste projeto está presente na organização espacial tanto na parte interna do projeto como na parte externa, no entanto a organização interna foi a que mais se destacou, quando vi este projeto pela primeira vez.


Como o projeto idealizado é de uma casa de praia sua forma conceptiva tanto externa como interna não condiz com o ambiente onde está inserido, no entanto, a organização espacial foi idealizada para valorizar a vista para a praia e não o contrário, tornando essa fachada a mais atraente e tornado as demais secundárias principalmente a que está situada a entrada principal da casa.


Já o segundo projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Brian Tuskey e chama-se residência Komai e foi construído no bairro de Del Ray em Alexandria.


Da mesma forma que o projeto anterior, este projeto também se destaca pela sua organização espacial tanto interna como externa, no entanto, o projeto possui uma organização espacial interna mais atraente que a externa, mesmo tendo alguns elementos diferenciados na fachada, como as esquadrias, eles não tornaram o projeto externamente mais atraente.



Como o projeto foi idealizado a partir da forma triangular há nele diversas limitações iniciais, no entanto, o arquiteto foi bastante criativo ao decidir criar de forma central o setor social, com um pé direito duplo, e a sua volta foi criado os demais espaços que compõe a casa. A maneira que foi decidido criar este projeto não é muito diferente do projeto casa biblioteca que tratei anteriormente aqui no blog. Reveja.


O terceiro projeto chama-se casa bola e foi desenvolvido pelo arquiteto Eduardo Longo, e para meu espanto, ele foi construído em São Paulo mais precisamente na Rua Amauri, 352 – Jardim Europa.


Este projeto possui uma organização espacial bastante complexa tanto internamente como externamente se comparado com os dois projetos mostrados anteriormente, além disso, a casa bola foi projetada sobre uma outra casa que já havia no terreno agregando e tornado ainda mais complexa a concepção projetual da casa bola.


A casa bola como o próprio nome diz foi concebido a partir de uma esfera determinando desde o inicio a forma externa, gerando assim, diversas dificuldades projetuais. No entanto para transpor essas dificuldades o arquitetos dividiu os espaços que compõe a casa em 4 pavimentos e os organizou de forma muito criativa, além disso, para transpor as dificuldades construtivas o arquiteto teve que inovar utilizando argamassa armada.

Gostou deste tipo de artigo? Qual dos projetos você mais gostou? Por fim qual a sua opinião sobre ele?

Curta a página no Facebook, siga no Instagram, Twitter, Google+ e Inscreva-se no Canal.

Até a próxima.


Comentários