Projetos Arquitetônicos na cor Vermelha


Você já viu em algum lugar um projeto arquitetônico totalmente pintado na cor vermelha? Caso ainda não tenha visto e deseja conhecer alguns dos projetos que eu selecionei para este artigo, basta continuar lendo... 

A cor vermelha é uma das cores que eu mais gosto. Ela além de ser uma cor primária ela me faz lembrar de vários filmes de ação e algumas marcas famosas, no entanto as demais pessoas quando questionadas sobre o que elas pensam ou lembram ao ver a cor vermelha imediatamente pronunciam as palavras amor ou paixão, como se elas fossem sinônimo da cor vermelha ou vice-versa.


O primeiro projeto selecionado relacionado a cor vermelha chama-se Casa Vermelha e está localizado no subúrbio oeste de Oslo. Este projeto foi idealizado visando potencializar a visão exterior do edifício de forma que o usuário possa desfrutar visualmente da paisagem a sua volta. A cor vermelha que compõe o projeto foi adotada somente na parte externa tornando o projeto um elemento arquitetônico diferenciado na paisagem onde está inserido. 


O segundo projeto selecionado é um edifício residencial multifamiliar e chama-se Flex Vermelho e está localizado em Braga, Portugal. Diferente do projeto anterior este projeto além de conter a cor vermelha na parte externa há também na parte interna, mas somente em alguns elementos arquitetônicos como portas, janelas e algumas paredes. Além disso, este projeto possui externamente uma superfície ondulada semelhante à superfície dos containers criando assim uma textura sobre a cor vermelha, criando assim um aspecto diferenciado sobre a fachada do edifício. 


Já o terceiro projeto chama-se Instante Vermelho e foi idealizado em 2 dias e construído em 5 para ser um centro de vendas temporário. A cor vermelha presente no projeto foi escolhida para esconder as falhas de execução ocorridas durante sua construção, no entanto, devido ao contraste entre a cor vermelha e a paisagem a sua volta, o edifício se tornou um marco visual, mesmo que temporário. Diferentemente dos demais projetos já mostrados este projeto contém não só a cor vermelha na parte externa do edifício como na parte interna, mas dessa vez 100% do projeto está pintado com a cor vermelha. 


Para o ultimo projeto deste artigo decidir falar sobre o projeto chamado Red Ribbon (fita vermelha) que está localizado em Qinhuangdao na China. Diferente dos demais projetos tratados no texto, este ultimo projeto não é um edifício, e sim um equipamento urbanístico minimalista e conceitual que foi idealizado com uma forma orgânica simulando uma grande fita vermelha e foi distribuído sobre um terreno bastante diversificado. Ao longo do Red Ribbon há diversas funções integradas como iluminação, assentos, vegetação que são evidenciadas pela cor vermelha. Além disso, o Red Ribbon também serve como guia para os usuários por onde ele passa. 

O que achou dos projetos selecionados pintados na cor vermelha? Deixe nos comentários sua opinião. 

Até a próxima.

Comentários