Tipos de Terreno e suas Respectivas Características

Tipos de Terreno e suas Respectivas Características

Há diversos fatores que você deve observar antes de comprar um terreno. Um bom exemplo é observar o tipo de terreno e suas características. Isso pode te ajudar a identificar se o terreno será ideal para você.


Neste artigo eu irei te mostrar os tipos de terreno que você irá se deparar no seu dia a dia e suas respectivas características.

Confira abaixo os detalhes sobre cada tipo de terreno que você encontrará no seu dia a dia.

Terreno Plano


Tipos de Terreno e suas Respectivas Características

Dos três tipos de terreno que você pode encontrar no seu dia a dia, o terreno plano é o mais comum deles. Este tipo de terreno não é só comum, mas também é o mais recomendado para você comprar. Há alguns fatores que torna este tipo de terreno o mais recomendado. Vou te dizer a seguir alguns fatores que você deve considerar antes de escolher este tipo de terreno.

  • Você não precisará ter um gasto expressivo com terraplanagem.
  • Você não precisará ter também um gasto expressivo com a estrutura do edifício.
  • Geralmente o arquiteto irá desenvolver um projeto padrão para você com este tipo de terreno. Isso quer dizer que o arquiteto não usará de forma expressiva a sua criatividade e o projeto dificilmente será personalizado.
  • O projeto será acessível e não precisará ter rampas ou escadas para ter acesso a ele. Isso só se aplica se o projeto for térreo.
  • O sistema de drenagem não é perfeito, mas atende geralmente as normas técnicas que torna o sistema de drenagem funcional.
  • O investimento neste terreno é alto devido à alta procura. Mas o investimento na construção de um edifício é baixo devido aos benefícios que ele fornece ao proprietário do terreno e seus usuários.

Terreno em Declive


Tipos de Terreno e suas Respectivas Características

Diferente do terreno plano, o terreno em declive é o menos recomendado para você comprar. Este terreno possui mais pontos negativos que positivos por isso ele é considerado uma escolha ruim. Porém, se você está disposto a construir algo personalizado, este tipo de terreno pode ser ideal para você. Vou te mostrar algumas coisas que você deve levar em consideração antes de escolher este tipo de terreno.

  • Você terá um gasto expressivo com terraplanagem.
  • Você terá também um gasto expressivo com a estrutura do edifício.
  • O arquiteto terá que usar a sua criatividade de forma intensa para poder gerar o projeto para você. Geralmente este tipo de terreno requer que o arquiteto desenvolva um projeto personalizado que use muito bem a topografia do terreno a seu favor. Mesmo que em muitos casos a topografia do terreno possa influenciar negativamente sobre o projeto.
  • Para que o projeto seja acessível, ele precisará ter rampas e escadas para que os usuários possam ter acesso ao edifício e a todos os ambientes que compõem o projeto.
  • O sistema de drenagem será o mais prejudicado devido a inclinação do terreno. Neste caso há duas possibilidades: criar um sistema de drenagem no próprio terreno ou buscar um sistema de drenagem alternativo. Será necessário realizar uma análise mais detalhada sobre o sistema de infra-estrutura do bairro onde está localizado o terreno. Desta forma será possível tomar uma decisão racional e assertiva sobre a escolha do terreno.
  • A inclinação do terreno deve ter no máximo 1 metro de declividade a cada 10 metros de comprimento. Isso quer dizer que se seu terreno medir 10 x 30 m ele pode ter no máximo 3 metros em relação ao ponto mais alto do terreno. Caso a inclinação seja maior que essa, descarte imediatamente o terreno.
  • O investimento neste terreno é baixo. Porém o investimento na construção de um edifício neste terreno é altíssimo. Com o passar do tempo é possível que você tenha um gasto expressivo com a manutenção dele também.

Terreno em Aclive


Tipos de Terreno e suas Respectivas Características

O terreno em aclive possui diversos fatores que torna este tipo de terreno como a melhor opção em comparação com os terrenos mostrados anteriormente. Porém ainda há alguns fatores negativos que pode afetar a sua escolha. Veja abaixo alguns fatores que você deve considerar ao escolher este tipo de terreno.

  • Você não terá um gasto com terraplanagem tão expressivo quanto o terreno em declive, mas ainda será necessário haver um gasto com relação ao desnível do terreno. Em muitos casos o arquiteto aproveitará a topografia do terreno para criar um projeto personalizado para você.
  • Você terá um gasto expressivo com a estrutura do edifício. Este tipo de terreno não permite que você desenvolva um projeto completamente plano. Se esse é o seu objetivo busque outro terreno.
  • O arquiteto terá que usar a sua criatividade de forma intensa para poder gerar o projeto para você. Geralmente este tipo de terreno requer que o arquiteto desenvolva um projeto personalizado que use muito bem a topografia do terreno a seu favor. Diferente do terreno em declive a topografia do terreno em aclive influenciará positivamente sobre o projeto.
  • Para que o projeto seja acessível, ele precisará ter rampas e escadas para que os usuários possam ter acesso ao edifício e a todos os ambientes que compõem o projeto.
  • O sistema de drenagem será perfeito. A própria inclinação do terreno será responsável por fornecer a caída necessária para eliminar qualquer substância. Porém se a inclinação for muito grande poderá causar intupimento nas tubulações. Geralmente isso ocorre porque a inclinação do terreno não permite que todas as substâncias sejam eliminadas totalmente. 
  • A inclinação deste terreno pode ter até 1 metro de aclive a cada 10 metros de comprimento. Isso quer dizer que em um terreno medindo 10 x 30 metros ele pode ter até 3 metros de desnível. Caso a inclinação seja maior que isso e você queira comprar o terreno, será necessário construir uma estrutura de contenção.
  • O investimento neste terreno é baixo. Porém o investimento na construção de um edifício neste terreno é altíssimo. Com o passar do tempo é possível que você tenha um gasto expressivo com a manutenção dele também.

Se você gostou do conteúdo deste artigo, curta, compartilhe e se torne um Membro do Arquiteto Versátil. Caso você precise de uma Avaliação Técnica para que você possa decidir se um terreno ou imóvel é adequado para você, basta entrar em contato.

Você tem alguma dúvida com relação o que foi dito neste artigo? Deixe sua pergunta nos comentários.

Até a próxima.


Comentários

  1. murosec.com

    Terrenos livres de humidade são a base ideal para construir sonhos. Além de preservar a estrutura, garantem bases sólidas para edificações, assegurando espaços seguros e duradouros para novos começos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário