Custo, Despesa, Perda e Lucro: Conceitos Fundamentais para a Precificação de um Determinado Serviço ou Produto


Custo, Despesa, Perda e Lucro são conceitos bastante distantes para os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, no entanto, todos devem ter em suas mentes suas definições, para que possam desenvolver de forma clara, suas atividades e assim poder precificar seus serviços e produtos de forma coerente e que não haja perdas.

Você (aluno do curso de arquitetura e urbanismo, recém formado, design gráfico, técnico de edificações, etc.) já se questionou ou foi questionado quanto cobrar por um determinado serviço ou produto?

Então, antes de sabermos Como “Calcular” o Preço de um “Serviço” ou Produto Relacionado à Arquitetura, temos que compreender os conceitos relacionados a: Custo, Despesa, Perda e Lucro, para que assim possamos calcular com maior precisão o preço que será fornecido por um determinado produto ou serviço aos clientes.

Custo

O custo basicamente seria o dinheiro gastos por uma determinada empresa para que haja a produção de um produto ou serviço. Há dois tipos de Custo: o Direto e o Indireto.

O Custo Direto é o valor que está diretamente relacionado à produção de um determinado serviço ou produto.

Ex.: O salário dos funcionários que produzem os projetos 3D (maquetes digitais) que serão entregues aos clientes.

Já o Custo Indireto, seria o valor que está ligado indiretamente com a produção dos serviços ou produtos, mas que são fundamentais para que a produção tenha êxito.

Ex.: A compra de alimentos que serão oferecidos para seus funcionários.

É bastante importante, saber quais os Tipos de Custos terá a empresa para que assim, possa ter maior detalhamento e maior proximidade do valor a ser cobrado por um determinado serviço ou produto.

Despesa

A despesa seria o dinheiro gasto por uma empresa para que haja a venda de um determinado produto ou serviço, para assim gerar um receita. Há dois tipos de despesa: as fixas e as variáveis.

As Despesas Fixas são classificadas como aquelas que mesmo a empresa estando fechada ela existirá.

Ex.: Aluguel, conta de luz, água, remédios, etc.

Já as Despesas Variáveis são consideradas aquelas que haverá um gasto de forma periódica, mas que poderá haver uma variação entre seus preços de aquisição.

Ex.: Compra de uniforme, férias, viagens.

As Despesas dever ser precisamente pontuadas para que o preço fornecido sobre um determinado produto ou serviço seja o mais preciso, para que haja clareza nos valores, e assim, possa atender ambas as partes envolvidas no negócio.

Perdas

As Perdas seriam o valor em dinheiro gasto por uma empresa relacionado a imprevistos que não terá retorno algum para a empresa.

Ex.: Perda dos equipamentos através de um incêndio, perda de projetos que foram corrompidos por vírus, acidente no trabalho, etc.

Lucro

O Lucro pode ser definido como o dinheiro fornecido através da venda de um determinado serviço ou produto que será utilizado para financiar o crescimento da empresa.

Ex.: Dinheiro investido em curso para o aprimoramento 3D das maquetes que serão entregues aos clientes.

Portanto, agora posso dizer que você está mais próximo do objetivo que é saber: Como “Calcular” o Preço de um “Serviço” ou Produto Relacionado à Arquitetura. Somente assim, você poderá fornecer ao cliente um produto ou serviço que atenda ambas as partes de forma objetiva e coerente com a realidade atual. 
Gostou do artigo? Curta, Compartilhe e Comente. Não deixe de nos seguir nas Redes Sociais: Facebook, Twitter, Instagram, +Google e se inscreva no canal do Youtube. Logo teremos novos vídeos no canal.

Comentários