Arquiteto Versátil: 13 Tipos de Iluminarias que Você poderá Utilizar em seu Edifício

30 de dezembro de 2015

13 Tipos de Iluminarias que Você poderá Utilizar em seu Edifício


Ter os ambientes bem iluminados seja residencial, comercial entre outros, poderá fornecer aos usuários diversas sensações como: conforto, segurança, aconchego, mas uma má iluminação poderá causar: acidentes, doenças, etc.

Quando falamos de iluminação referimos a dois tipos: a natural e a artificial. Neste artigo irei abordar os tipos de iluminação artificial mais comuns que podem ser utilizadas nos ambientes edificados.

Arandelas


As arandelas são utilizadas nas paredes. Há diversos materiais que compõe as arandelas, cada um delas influenciará no resultado estético tanto na composição visual da parede como nos efeitos luminosos sobre a parede.

Pendentes


Os pendentes são iluminarias suspensas, por cabos, que são utilizadas em geral sobre bancadas, mesas de refeições entre outros lugares. Há uma variedade no mercado, desde os pendentes que são únicos até aqueles compostos por dois ou mais pendentes.

Lustres


O lustre é uma iluminaria semelhante ao pendente, onde é sustentada por cabos ou algum suporte metálico, no entanto, o lustre é mais atraente. Ele também é considerado como uma peça retro como o abajur. O lustre é um elemento decorativo que normalmente é colocado como elemento central de um determinado ambiente, como: salas de jantar, hall de acesso e mezaninos.

Embutidos


Essa iluminaria é utilizada embutida no forro, permitindo ao ambiente uma composição mais clean. Há uma grande variedade de pendentes no mercado, podendo ser fixos ou móveis. Além disso, há uma variedade de matérias presentes em sua composição, como também sua forma. É bastante utilizado para destacar algum elemento decorativo que compõe a decoração.

Plafons


Essa iluminaria normalmente é colocada próximo ao teto e de forma central. O plafon produz um efeito luminoso chamado de indireto ou difuso. Este efeito ocorre quando a luz irradia diretamente no teto, refletindo a luz difusa no ambiente e criando menos sombras tornando o ambiente mais agradável ao usuário. Este tipo de iluminará é excelente para quartos e salas.

Abajur


O abajur é uma peça retro que é muito utilizada para compor os ambientes devido a sua variedade de modelos, formas e cores e por sua praticidade. O abajur tanto pode ser utilizado como elemento decorativo como um elemento para transmitir conforto ou aconchego para os usuários. O abajur é utilizado normalmente nos espaços residenciais, como quartos e salas.

Iluminarias de Mesa


Essa iluminaria normalmente é utilizada para leitura ou para alguma atividade que necessite de uma luz pontual e exclusiva. Essa iluminaria é normalmente utilizada sobre a prancheta, mesa de trabalho, sobre a cômoda ao lado da cama entre outros lugares.

Iluminarias de Pé


Essa iluminaria é bem semelhante a iluminaria de mesa, no entanto, ela não necessita de um apoio, como uma mesa, por exemplo. Este tipo de iluminaria pode ser utilizado tanto para a finalidade relacionada a uma atividade especifica como a leitura, como também um elemento decorativo.

Spots


Essa iluminaria é utilizada para que haja o direcionamento da luz, por isso sua luz é considerada direta. Diferentemente das iluminarias em geral que busca iluminar o ambiente, como um todo, este tipo de iluminaria serve somente para iluminar de forma pontual, quadros ou objetivos decorativos, como as iluminarias embutidas. Este tipo de iluminaria requer maior cuidado com o tipo de lâmpada utilizada nela. Se deseja iluminar um quadro é recomendado que utilize as lâmpadas  do tipo dicroica, já para iluminar escultura deve utilizar lâmpadas do tipo AR. Outro detalhe que deve ser considerado é com relação ao tamanho da lâmpada, busque utilizar lâmpadas pequenas que fique escondida internamente, mas se pretende ousar, busque verificar se será adequado. Os spots podem ser utilizados diretamente no forro como também em trilhos. A utilização de trilhos para a disposição dos spots é muito utilizado em galerias pela praticidade e por mantê-los alinhados.

Refletor


Essa iluminaria é tanto utilizada em áreas externas como internas. Normalmente encontramos os refletores em jardins, fachadas comerciais ou residenciais, teatros etc. O refletor produz uma luz forte e reflete para uma grande área.

Up-light


Essa iluminaria é muito utilizada em jardins ou para vasos de plantas. Seu facho de luz é de baixo para cima. Esse tipo de iluminaria é utilizada para destacar algum elemento existente tanto em uma fachada ou espaço ou elementos existentes no edifício.

Balizador


Essa iluminaria não é utilizada para iluminar, mas para balizar. Seu efeito luminoso é utilizado para direcionar o caminho, seja, em jardins, escadas, corredores. Este tipo de iluminaria pode ser tanto colocadas no chão como nas paredes, vai depender do projeto e do efeito luminoso que desejar obter.


Artesanais


Esse tipo de iluminaria possui uma grande variedade de modelos que vai desde lustres a iluminarias de mesa. Essas iluminarias são feitas de diversos materiais desde, garrafas de vidro, latas e até bambu. Este tipo de iluminaria pode ser produzida por você com qualquer material que tiver em casa. Se fizer alguma mande para nós a foto. Gostaríamos de ver.

Portanto, vimos ao longo deste artigo alguns exemplos de iluminarias que você pode usar em seu edifício. Possivelmente você já utiliza algumas delas seja em sua casa, escritório ou pode até ter visto em algum teatro, auditório, etc. Além das iluminarias é importante que utilize lâmpadas econômicas, dessa forma, poderá criar um ambiente, agradável, confortável, iluminado, sem gastar muito. Iremos posteriormente falar dos tipos de lâmpadas suas vantagens e desvantagens. Gostou do artigo de hoje? Não deixe de compartilhar, comentar e curtir, com os amigos e colegas de trabalho.  

Esse é o ultimo artigo de 2015. Espero que 2016 seja repleto de luz, paz, muitos projetos e que seus sonhos, mais profundos, se tornem realidade. Até a próxima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário