Arquiteto Trabalhando... Estudo da Forma #1.1: Casa de Campo - Divisão Interna


Já faz um tempo que criei um vídeo mostrando uma etapa muito importante do processo conceptivo utilizado pelo arquiteto que se chama estudo da forma. O estudo da forma pode ocorre de diversas maneiras. Alguns arquitetos buscam aplicar o estudo da forma de dentro para fora, outros buscam aplicar de fora para dentro e há também aqueles que aplica ambas os caminhos ao mesmo tempo, visando o resultado total da forma e não parcial.

Cada aplicação requer um grau de amadurecimento muito grande por parte do arquiteto. E cada uma delas geram diversos níveis de falhas que só quem projetou tem essa percepção. Por exemplo: quando o processo é de fora para dentro, poderá haver inconsistências com relação às dimensões dos ambientes. Já o processo de concepção de dentro para fora também gera um grande problema que é o resultado final do projeto. Muitos desses projetos parecem um simples caixão ou algo tão monstruoso que não dá nem para identificar a forma final. Já o processo onde é aplicado os dois caminhos requer do arquiteto uma visão e percepção espacial interligada. Levando-o a pensar que uma parede colocada em um determinado lugar poderá influenciar positivamente ou negativamente, não somente a forma final como também a funcionalidade do projeto.

No vídeo de hoje busquei mostrar o processo de concepção da parte interna da casa de campo criada em um vídeo publicado anteriormente. A divisão interna foi bem simples: dois quartos sendo um deles suíte, um banheiro social uma sala de estar e de jantar, uma cozinha, área de serviço e uma garagem. Além desses espaços há também um terraço e área de lazer com piscina. Divirta-se conferindo a concepção desses espaços:



Novamente busquei aplicar neste vídeo novos métodos para editá-lo. O processo de aprimoramento da edição dos vídeos busca torná-lo cada vez mais simples, mas com o resultado final melhor que o anterior. E além disso, os vídeo não terão mais que 5 minutos, havendo serão fragmentados.

O que vocês acharam do resultado final? Não deixe de Curtir, comentar e compartilhar o vídeo ou vídeos que assistirem no blog ou no canal. Além disso, inscreva-se no canal para acompanhar sempre em primeira mão todos os vídeos publicados.

Comentários