Arquiteto Versátil: Como Conseguir Atrair o Primeiro Cliente em Tempo de Crise?

17 de outubro de 2016

Como Conseguir Atrair o Primeiro Cliente em Tempo de Crise?


A crise econômica e política brasileira está cada dia pior, mas pensando bem podemos sim utilizar esse momento como combustível para desenvolvermos novas ideias empreendedoras e assim conseguir atrair não somente o primeiro cliente como diversos clientes. Você concorda comigo?

Muitas pessoas querem atingir o topo da montanha, mas muitas delas não querem se esforçar para atingir esta meta. Então buscam na internet meios milagrosos para atingir suas metas mais facilmente, mas depois de muita busca percebem que terão que pôr a mão na massa para que sua ideia realmente possa dá certo.

Algumas pessoas ao ver que não será fácil atingir sua meta desistem logo de cara. Já outras persistem mesmo errando diversas vezes. Claro que não é coerente continua errando continuamente, mas se aprender conforme for errando e for corrigindo conforme a caminhada em algum momento atingirá sua meta tão almejada. 

Para lhe ajudar nessa missão quase impossível, selecionei alguns itens essenciais para que você possa atingir essa meta com mais facilidade. Os itens listados neste artigo foram todos postos a prova e definitivamente eles funcionam. Basta ter coragem e foco e muita determinação para poder ver o resultado deles.


Comece Pequeno e Depois Expanda


Esse item é essencial para você que está querendo começar e não sabe por onde.

Começar pequeno irá lhe ajudar a dá o primeiro passo. Se o seu objetivo for muito grande você não conseguirá dá o pontapé inicial. Portanto fragmente seu objetivo em pequenas metas deixando-o mais simples e mais fácil de executá-lo. Além disso, a fragmentação irá lhe ajudar a medir os resultados obtidos a cada meta atingida.

Começar pequeno pode ser aplicado a qualquer etapa que você esteja imerso. Se for desenvolver um site, por exemplo, desenvolva uma estrutura básica (esqueleto) para lhe orientar e nortear todo o processo construtivo, dessa forma ficará mais fácil de implementar cada detalhe que você idealizou para seu site.

Se você está querendo conseguir o primeiro cliente, que tal começar pelos seus vizinhos ou pelas pessoas que moram em sua rua. Eles poderão ser seus primeiros clientes como também poderão lhe indicar para alguém simplesmente por te conhecer.

Depois que conseguir seus primeiros clientes, não pare por aí. Amplie e aprimore tudo que você fez até o momento. Somente assim você poderá atingir cada vez mais metas ainda maiores tornando seu objetivo mais próximo de ser atingido.

Mostre o que Sabe Fazer


Outra maneira para conseguir seu primeiro cliente seria mostrar para as pessoas a sua volta o que você sabe fazer. 

Para isso seria uma ótima ideia, criar um portfólio com seus melhores trabalhos. O portfólio pode ser feito tanto online como físico, mas o portfólio online terá maior visibilidade e será mais acessível aos seus potenciais clientes. Pense nisso.

Crie também um espaço só seu (blog ou site) para divulgar seus trabalhos. Dessa maneira seus potenciais clientes poderão te conhecer melhor e conhecer ainda mais seus trabalhos e seu estilo criativo. Seja criativa e diferente ao apresentar seu espaço para seu público (cliente potencial). Além disso, criar um site ou blog dará as pessoas maior liberdade para ter acesso a seus trabalhos e poder vê-los a qualquer momento que elas quiserem.

Uma ótima forma de potencializar a visualização do que você sabe fazer é mostrando em vídeo. Uma ótima plataforma para que você possa disponibilizar seus vídeos na internet é o Youtube. Além de ser uma plataforma gratuita e fácil de ser utilizada você poderá ganhar dinheiro a partir das views de seus vídeos. Fica a dica.

Utilize a internet para maximizar seu potencial criativo e empreendedor. Há muitas ferramentas na internet para que você possa fazer isso e algumas delas são gratuitas. Mais à frente farei um artigo mostrando quais ferramentais você pode utilizar para maximizar seu potencial.

Use as Redes Sociais


Outra maneira indispensável para que você consiga obter seus primeiros clientes é disponibilizar seus trabalhos nas redes sociais.

A rede social mais famosa e ainda muito utilizada é o Facebook, mas há também o Instagram, Twitter, o próprio Youtube entre outras redes sociais.

Você não precisa estar em todas as redes sociais. Tenha isso em mente ao selecionar as redes sociais para expor seus trabalhos. Você precisa está presente em uma rede social que lhe proporcione uma maior relevância ou que potencialize seu negócio, ajudando-o a atingir suas metas pré-estabelecidas.

O Facebook mesmo com suas limitações cada vez maiores, ela ainda permite potencializar qualquer publicação que você poste em sua página. Claro que para que você possa atingir cada vez mais números ainda mais expressivos na plataforma terá que investir não só seu tempo como seu dinheiro, mas isso será uma conversa para um outro artigo.

O Instagram é uma ferramenta ideal para os profissionais da arquitetura, onde poderá disponibilizar tanto fotos como vídeos de seus projetos para seu público. Mais à frente criarei um artigo mostrando algumas dicas para potencializar seu Instagram.

Utilizar as redes sociais para potencializar a atração de clientes pode ser tanto positivo como negativo. Se você tem um ótimo conteúdo as redes sociais serão uma ótima ferramenta para potencializar os resultados positivos, caso contrário as redes sociais o transformaram em um fantasma, ou melhor, seu conteúdo será visto somente por você ou por uma quantidade finita de pessoas... 

Faça com que seus Amigos ou Conhecidos o Indiquem


Uma ótima maneira para que você possa conseguir seus primeiros clientes seria pedir aos seus amigos ou conhecidos que indique seus serviços para alguém conhecido que esteja precisando deles. 

Ao pedir que seus amigos ou conhecidos indique seus serviços você pode realizar essa ação de forma direta como indireta. 

Para que a ação direta seja realizada você terá que falar com seus amigos ou conhecidos um a um. Essa ação te dará o maior trabalho, mas ao mesmo tempo te dará grandes resultados, principalmente porque você ainda não é muito conhecido pelas pessoas a sua volta. 

Depois de conquistado seus primeiros clientes você poderá utilizar a ação indireta para potencializar seus resultados, mesmo assim continue utilizando a ação direta. Dessa maneira você poderá mostrar as pessoas a sua volta que você continua acessível.

A ação indireta pode ser realizada através das redes sociais, artigos publicados em um blog ou site especializado e até outdoors espalhados em sua cidade. Pesquise e planeje e escolha a melhor ferramenta para atingir suas metas pré-estabelecidas.

Conclusão


Ao longo deste artigo revelei para você alguns itens que você poderá utilizar em seu dia a dia para potencializar a atração de novos clientes. 

Dentre os itens citados no texto temos: comece pequeno e depois expanda, mostre o que sabe fazer, use as redes sociais, faça com que seus amigos ou conhecidos o indiquem.

Espero que o artigo tenha sido útil e que possa lhe trazer ótimos resultados. 

Para concluir, gostaria de saber qual item você achou que faltou neste artigo? E se tiver alguma dúvida, sugestão deixe nos comentários. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário