4 Dicas Essenciais para Criar um Cartão de Visita


Ter um cartão de visita para poder entregar aos seus novos contatos e futuros clientes é indispensável, mas a questão é o que devo saber para criar um cartão de visita incrível?


Neste artigo te mostrarei 4 dicas que farão toda a diferença ao confeccionar seu próprio cartão de visita. Antes de te mostrar as 4 dicas essenciais veja como criar um cartão de visita utilizando o PowerPoint

Com as dicas deste artigo e com o PowerPoint você poderá fazer diversos cartões de visita, tranquilamente, vamos as dicas... 

Dimensões


A primeira informação que você deve conhecer e decidir previamente são as dimensões que o cartão de visita terá. Há três possibilidades 90x50, 85x55, 55x55. Lembrando que todas essas medidas estão em milímetro. 

Normalmente as medidas mais utilizadas no Brasil seria a 90x50, mas pode usar tranquilamente os demais formatos. Já vi vários arquitetos utilizando o padrão quadrado, por exemplo.

Lembre-se que terá que produzir os cartões de visita com alguns milímetros a mais, porque ele será cortado pela gráfica. Se você não fizer isso seu cartão de visita por exemplo de 90x50 ficará com 85x45 ou algo assim... Possivelmente você não irá querer que isso ocorra, não é mesmo?

Tipo de Papel


Conhecer o tipo de papel que você irá utilizar em seu cartão também é muito importante, mas normalmente as empresas usam o papel 300 gramas na produção dos cartões. No entanto você poderá utilizar o papel adesivo 190 gramas, mas esta opção poderá tornar o seu cartão de visita ainda mais caro.


Na dúvida visite uma gráfica e confira o material utilizado por ela na produção dos cartões de visita, assim poderá ter mais certeza sobre o tipo de material que irá selecionar para confeccionar seus cartões.

Design


Inicialmente terá que decidir se vai utilizar somente um lado do papel para compor o cartão ou ambos os lados. Só para que você entenda a importância dessa escolha... Algumas gráficas cobram mais caro se o cartão for produzido em ambos os lados e se o cartão for colorido também influencia no preço final. Espero que isso não influencie seu processo criativo.

Normalmente os cartões produzidos pelos designers gráficos utilizam ambos os lados do papel para distribuir as informações sobre você e sua empresa, mas é possível criar seu cartão de visita somente utilizando um lado do papel. É recomendado utilizar ambos os lados, tanto para valorizar as informações contidas no cartão como sua marca.


Outro detalhe que você deve pensar é como você irá dispor as informações no cartão de visita, para isso é recomendado que disponha as informações no cartão de forma que a valorize para que isso seja possível deverá deixar espaço generosos entre as informações contidas no cartão. Outro detalhe bastante importante nesta etapa é dispor as informações como um grupo, dessa forma seu cartão ficará mais organizado. 

A escolha do background também é muito importante para a criação do cartão de visita. Neste momento alguns designers buscam ser simples, selecionando uma imagem que possa servi como background. Já há outros designers que criam o background inteiro do zero, produzindo assim um cartão de visita que dificilmente encontrará outro igual nas mãos de seu concorrente.

Informações Principais


Como o espaço que o cartão de visita lhe fornece é muito pequeno você deve usar de forma racional cada espaço que contém o cartão, mas também não é preciso encher o cartão com um monte de informações desnecessária. Ponha somente as informações principais como: nome da empresa, seu nome e cargo, número de telefone para contato, e-mail, endereço da empresa e site.

Mesmo havendo um padrão que determina que informação deve haver em um cartão de visita você poderá inserir outras informações que achar pertinente para que seus clientes saibam através do cartão de visita.

Para finalizar tenho que dizer que não importa a maneira que irá compor seu cartão de visita, o que realmente importa é a mensagem que você irá entregar aos seus futuros clientes. Seja simples, diferente, mas agradável aos olhos, dessa forma dificilmente errará em suas escolhas compositivas de seu cartão de vista.

Se tiver alguma informação que seja complementar ou contraditória as que eu descrevi acima deixa nos comentários eu quero saber. Até a próxima.


Comentários