Matriz 5W2H e sua Aplicação na Arquitetura


Para que se produza uma boa arquitetura é necessário haver previamente um planejamento, para descobrir qual é o problema e quais as possíveis soluções para o problema mais facilmente. Para lhe ajudar no processo de planejamento há diversas ferramentas de fácil aplicação que você poderá utilizar, uma delas seria a matriz 5W2H, você conhece? 

A matriz 5W2H é utilizada por diversos profissionais principalmente administradores, focados na gestão das empresas e designers, para iniciar o processo conceptivo de um determinado projeto gráfico, no entanto os escritores também utilizam parte da matriz 5W2H em seu processo conceptivo de seus textos, dá para acreditar nisso? 

Tenho certeza que você já percebeu o quanto é formidável e versátil essa ferramenta, não é verdade? Então continue lendo o artigo para conhecer ainda mais sobre ela. 

A matriz 5W2H representa as 7 letras iniciais das perguntas básicas feitas em inglês que todo planejador deve responder antes de pôr em prática qualquer atividade que esteja almejando. As perguntas são: 

What - O que será feito? (Objetivo) 

Why - Porque será feito? (Justificativa) 

Where - Onde será feito? (Local) 

Whem - Quando será feito? (Tempo) 

Who - Por quem será feito? (Responsável) 

How - Como será feito? (Método) 

How much - Quanto custará fazer? (Custo) 

Essas perguntas devem ser feitas aos seus clientes desde o momento que os vi para que possa ter o mais rápido possível as respostas e assim descobrir se é possível ou não desenvolver uma proposta que agrade ao cliente e que caiba em seu orçamento, além de obter outras informações é claro. 

A utilização da matriz 5W2H te ajudará a ter maior clareza e objetividade sobre as informações que você precisa obter para poder desenvolver as próximas etapas do processo projetual. É recomendado que não inicie o processo de concepção de um determinado projeto se as respostas da matriz 5W2H não esteja bastante clara em sua mente, caso esteja, refaça-as buscando obter as informações necessárias para poder continuar desenvolvendo o processo conceptivo do projeto.

Você já conhecia a matriz 5W2H? Já utilizou a matriz 5W2H em algum momento? Deixe sua opinião nos comentários porque somente assim poderemos conversar e assim poderei te conhecer... Até a próxima.

Comentários