Mapa Global dos Ventos: 3 Ferramentas Formidáveis que te Ajudarão em seu Processo Projetual


Se você já teve a experiência de projetar, imagino que você já tenha percebido o quanto é importante obter algumas informações básicas com relação ao terreno onde será construído o projeto idealizado por você, antes mesmo de iniciar a criação do projeto. 

Dentre as diversas informações que você precisa obter, uma delas seria a orientação predominante dos ventos. 


Com relação ao território brasileiro, você pode utilizar o software chamado Analysis Sol-Ar criado pela UFSC. Através dele você descobrirá não somente a orientação dos ventos predominantes em algumas regiões do Brasil, como poderá utilizá-lo para criar diversos tipos de brises para seu projeto. 


Como as informações fornecidas pelo Analysis Sol-Ar são restritas ao território brasileiro, resolvi iniciar uma busca no Google para descobrir se há alguma ferramenta que possamos utilizar para obtermos as informações sobre os ventos predominantes de outras regiões do mundo. Veja abaixo o que eu acabei encontrando. 

Earth



O Earth foi o primeiro site indicado em minha pesquisa. Isso quer dizer que os algoritmos que compõe o site do Google considera que o Earth é a melhor ferramenta que está disponível na internet atualmente. No entanto, você só saberá se isso realmente é verdade se ler este artigo completamente. 


Dizem que a primeira impressão é a que fica e sem sombra de dúvida não tive uma boa impressão sobre o Earth, devido a sua falta de precisão com relação ao mapa. Mas mesmo assim o Earth pode oferecer algumas informações que pode ser útil em algum momento. 


Ao clicar na palavra Earth localizada na parte inferior esquerda da página, você terá acesso a um menu, e através dele você poderá obter diferentes informações. Dentre as informações fornecidas pelo Earth você poderá obter informações sobre o oceano, os vento, a temperatura etc. Todas essas informações poderão ser vista em diferentes tipos de projeções cartográficas. 


Ao clicar na palavra Oceano localizada ao lado da palavra Ar, o mapa inicial mostrado no Earth, muda totalmente. 


Preciso deixar claro que a imagem acima corresponde a uma das várias opções relacionadas ao tema Oceano que você pode obter através do Earth


Mas com relação ao tema ventos predominantes, que é o foco deste artigo, a primeira opção (Ar) fornecida pelo Earth é mais que suficiente. 


No entanto você também poderá obter diversas outras informações relacionadas a opção Ar, como por exemplo, a Umidade Relativa do Ar. 


Uma das coisas que eu mais gostei no Earth é que ele pode nos mostrar todas as informações que estamos buscando em diferentes tipos de projeções cartográficas. 


Por exemplo, ao clicar no item Equiretangular representado pela letra E o mapa passa a ter a projeção cilíndrica. 


Já ao clicar no item Borboleta Waterman representada pelas letras WB o resultado é bastante estranho porque até hoje nunca tinha visto algo assim relacionado a cartografia. 


Mas não posso negar que é uma forma bastante criativa de representar um mapa cartográfico. 

Windy 



O Windy foi a segunda opção fornecida pelo Google em relação a minha pesquisa sobre mapas dos ventos no mundo. No entanto, imediatamente ao vê-lo percebi que ele seria imensamente diferente da ferramenta anterior encontrada na pesquisa. Veja abaixo por quê. 


Ao pesquisar pela palavra Arapiraca, cidade onde moro atualmente, o Windy localizou a cidade e ainda determinou a velocidade dos ventos no local. Além disso, na parte inferior da página surgiu uma tabela contendo diversas informações como, por exemplo: a direção dos ventos, a temperatura etc. 


E a precisão fornecida pelo Windy não está somente relacionada a localização de uma região no mapa e suas respectivas informações. 


Ao dá um zoom em qualquer região do mapa, você poderá ter maior detalhe sobre a região que você pretende desenvolver seu projeto. Por exemplo, a imagem acima se refere a um pedaço do centro da cidade de Arapiraca. 


Através da barra localizada do lado direito da página do Windy você também terá acesso a diferentes informações como: temperatura, nuvens, chuva e neve, ondas etc. Essas informações fornecidas pelo Windy são bastante semelhantes ao que foi encontrado no Earth


Já a barra localizada na parte inferior da página permitirá que você veja as mudanças ocorridas durante a semana, seja clicando em cada dia ou simplesmente apertando o play. Além destas informações você também terá acesso a diversas outras informações como, por exemplo, localização para parapente. 

WindFinder 



O WindFinder foi a terceira ferramenta encontrada através da pesquisa realizado através do site do Google e também tive uma boa impressão sobre ela, mas mesmo assim confira abaixo o que o WindFinder pode te oferecer. 


Lembra que eu falei anteriormente que a primeira impressão é a que fica então, no caso do WindFinder ela se alterou conforme fui conhecendo melhor a ferramenta. 

Por exemplo, quando eu digitei a palavra Arapiraca, o WindFinder não conseguiu localizar a cidade. Achei muito entranho. Mas depois descobri que o WindFinder fornece somente informações sobre os locais que há centrais de previsão climáticas, no caso, Arapiraca atualmente não possui, por isso a cidade de Arapiraca não foi localizada. 


Mas mesmo assim, há duas maneiras para se encontrar a cidade de Arapiraca. Uma delas seria ligando o GPS localizado a esquerda da página, conforme a imagem acima. 


Já a segunda maneira seria dando zoom. Esta segunda opção pode ser feita em qualquer lugar do mapa. 


Da mesma forma que ocorre com o Windy, o WindFinder também permite que você possa ver o máximo de detalhe possível sobre a região onde poderá ser desenvolvido o projeto. No caso, a imagem acima mostra também um trecho do centro da cidade de Arapiraca. 


Caso você esteja em uma cidade semelhante a minha que não possui um local de previsão, será necessário localizar uma cidade próxima que possua, para poder ter acesso as informações sobre a região. Conforme a imagem acima, eu escolhi a cidade de Gararu, para poder obter as informações sobre a região, mas eu poderia ter escolhido outro lugar. 


Ao clicar em Ver a Previsão, o WindFinder irá te redirecionar para a página mostrada na imagem acima. 


Através desta página, você terá acesso a diversas informações como, por exemplo: direção dos ventos, sua velocidade, a temperatura, a pressão do ar entre outras. 


Além destas informações, o WindFinder também possui uma barra localizada na parte inferior da página para que você possa ver as mudanças que poderão ocorrer durante os dias da semana. E, além disso, você também poderá modificar a aparência do mapa através da barra lateral direita. 

Conclusão 


Ao longo deste artigo te mostrei 3 ferramentas incríveis que te fornecerá não somente informações sobre os ventos predominantes em toda a região do mundo como também te oferecerá diversas outras informações relacionadas que você poderá utilizar em algum momento. 

Dentre as 3 ferramentas eu diria que o Windy e o WindFinder são complementares. No entanto, é necessário dizer que o desempenho do Windy foi muito melhor que o WindFinder, mesmo havendo a localização das centrais de previsão climáticas. 

Já o Earth também pode ajudar no seu processo projetual, mas não tanto quanto as demais ferramentas. Mas não a descarte, você poderá utilizar, por exemplo, os recursos de projeções para ilustrar seus trabalhos. 

Para concluir, gostaria de saber qual das ferramentas mostradas neste artigo você utilizaria em seu processo projetual?

Até a próxima.


Comentários