Arquitetura de Papel ou Origamic Architecture Criada por Ingrid Siliakus


Se você já tentou criar uma maquete, você sabe o quanto é difícil, principalmente, se você não possui habilidades manuais mínimas para a sua criação. Como eu estou entre os mortais que possui poucas habilidades manuais, resolvi buscar algumas inspirações no Pinterest que torne o processo criativo das maquetes mais fácil. Confira abaixo o que eu encontrei:


Durante a pesquisa eu encontrei diversos tipos de maquetes criadas com diferentes tipos de materiais. Dentre os materiais utilizados na criação das maquetes os mais comuns são: papelão, madeira e papel. No entanto, já encontrei algumas maquetes criadas em concreto. Mas para este artigo eu resolvi falar sobre as maquetes criadas de papel pela Ingrid Siliakus.


Segundo o site de Ingrid Siliakus diz que ela teve sua primeira inspiração ao ver um dos trabalhos de seu professor de arte chamado Masahiro Chatani, arquiteto e professor japonês. A imagem acima corresponde a um dos trabalhos da Ingrid Siliakus inspirado no trabalho de Escher, já a imagem abaixo corresponde a um convite de casamento em Longview Mansion


A técnica utilizada por Ingrid Siliakus foi criada por Masahiro Chatami e Keiko Nakazawa e chama-se origamic architecture, uma forma de kirigami. Essa técnica seria uma derivação do origami. No caso, o kirigami, também utiliza como base para sua criação uma única folha, mas, diferentemente do origami, ele admiti que haja cortes no papel, para gerar novas formas. 


A imagem acima corresponde a mais dois trabalhos de Ingrid Siliakus. Na primeira, Ingrid Siliakus buscou explorar não só novos cortes e dobraduras, como também buscou fixar ambos os lados da folha por meio de guias, gerando assim uma obra 360°. Já na segunda, ela buscou explorar novas formas, deixando de lado as formas concretas e explorando as abstratas. 

Confira, agora, o vídeo abaixo: 


Caso você tenha gostado deste conteúdo, não se esqueça de curti, comentar e compartilhar em suas redes sociais. Além disso, não se esqueça de inscrever-se no canal. 


Será que, a partir de agora, você será capaz de criar suas próprias maquetes utilizando a técnica chamada origamic architecture? Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima.


Comentários