Recentemente eu publiquei um artigo aqui no blog, onde eu falei sobre o que é um portfólio. Espero que você tenha visto este artigo. Este conteúdo está incrível.
No artigo de hoje eu vou te mostrar quais são os tipos de portfólio que você pode criar para poder atrair novos clientes para você. Espero que este conteúdo seja bastante inspirador para você.
Veja abaixo os tipos de portfólio que você pode criar:
Portfólio para a Empresa
Este portfólio aqui também serve como um mídia kit. É através deste portfólio que os influencers atualmente divulgam os números obtidos em suas redes sociais para obter novos anunciantes. No entanto, para uma empresa, este portfólio será usado como uma porta de entrada para novos clientes. Mesmo havendo uma pequena distinção entre eles, os dois formatos terão uma estrutura bem parecida. Veja a seguir algumas dessas estruturas:
- Informações sobre a empresa;
- Informações sobre a equipe;
- Informações sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa;
- Preços dos produtos e serviços;
- Clientes atendidos pela empresa;
- Opinião dos seus clientes sobre a empresa e seus respectivos produtos e serviços;
- Informações de contato.
Lembre-se que o primeiro contato é muito importante. Portanto, crie um portfólio para a sua empresa de forma que ele forneça as melhores informações para seus futuros clientes.
Portfólio Profissional
Este portfólio aqui parece bastante com o portfólio para a empresa. No entanto, o foco principal aqui é o profissional e não a empresa.
Para poder criar o seu portfólio você deve reunir primeiramente os seus melhores projetos.
Se você está começando, mostre o seu jeito de criar, mostre as suas referências, mostre o que você já fez até agora, mesmo que seja alguns projetos fictícios. Você precisa começar de algum lugar. Tenha isso em mente.
Conforme o tempo for passando você deve atualizar o seu portfólio com os projetos mais recentes. Vá fazendo isso até que o seu portfólio fique do jeito que você ama.
Além disso, para que você possa criar um portfólio profissional você deve usar a mesma estrutura de um portfólio para a empresa. No entanto, lembre-se de fazer alguns ajustes em sua estrutura para que ele se encaixe nas suas necessidades.
Portfólio Acadêmico
Este portfólio aqui é bem parecido com um currículo acadêmico, porém ele servirá como um arquivo de referências da sua formação acadêmica. Dentro deste portfólio você poderá guardar o seguinte:
- Referências dos livros que você leu durante a faculdade;
- Os artigos que você publicou durante a Faculdade;
- As premiações que você recebeu;
- As notas que você conseguiu nas matérias da faculdade;
- Os eventos que você participou;
- Entre outras informações relacionadas a faculdade que você está fazendo.
Neste portfólio, quanto mais informações você colocar melhor ele será. Mas mantenha o foco e deixe somente as melhores informações.
Para que o seu portfólio seja bem construído, recomendo que você mantenha a ordem cronológica do próprio curso que você está fazendo. Se você fizer isso você não terá grandes erros.
Após ter todas as informações reunidas dentro do seu portfólio, você só precisa inserir as demais informações que um portfólio deve ter e ele ficará perfeito.
Portfólio Escolar
Este portfólio aqui é bem parecido com o portfólio acadêmico, porém ele é mais simples e possui alguns elementos que não há no portfólio acadêmico.
Geralmente este portfólio é criado pelo aluno para documentar o que ele produziu ao longo do ano letivo. Dentro deste portfólio é colocado os seguintes itens:
- As provas, os trabalhos e as pesquisas realizadas durante o ano;
- As anotações e registros realizados durante as aulas;
- É necessário ter também um diário reflexivo para documentar o ponto de vista do aluno durante o período letivo.
Este tipo de portfólio é fundamental tanto para o professor quanto para os pais para que eles possam ver o progresso que a criança está tendo durante o período. No entanto, o aluno é quem tem maior ganho ao criar este tipo de portfólio. Através dele o aluno poderá ver de forma simples o quanto evoluiu durante o período letivo.
Portfólio Fotográfico
Este portfólio aqui é bem parecido com um álbum de fotografia. No entanto, neste portfólio haverá somente as melhores fotos que você registrou até agora.
Você pode separar as fotos do seu portfólio por categorias.
Por exemplo:
Casamento, viagem, paisagem etc.
O mais importante aqui é mostrar o seu trabalho da melhor forma possível, mesmo que seja da forma mais simples.
Organize o seu portfólio de forma que conte uma história.
Não adianta adicionar um monte de fotos que você acha bonita e que não tem nenhuma relevância para o seu futuro cliente. Além disso, só coloque no seu portfólio fotos temáticas que você ainda deseja trabalhar.
Por exemplo:
Não adianta colocar fotos de casamento em seu portfólio, se você não deseja fotografar fotos de casamento a partir de agora.
Não se esqueça de colocar o seu contato no seu portfólio para que seus futuros clientes possam entrar em contato.
Portfólio de Produtos
Este tipo de portfólio é bem parecido com um catálogo de produtos de uma loja. É necessário ter neste portfólio informações claras sobre cada produto que você vende.
Além disso, as imagens contidas no seu portfólio deve complementar e até elevar o valor perceptivo de cada produto.
Não adianta colocar um monte de imagens de má qualidade dentro do seu portfólio. Isso só irá depreciar o valor do seu trabalho. No entanto, também não é necessário colocar imagens de altíssima qualidade. As imagens que irão compor o seu portfólio precisam ser coerentes e atrativas para o seu público alvo. Isso já é o bastante.
Você também poderá adicionar o preço de cada produto dentro do seu portfólio, se você achar que isso é necessário. Mas isso é opcional.
Lembre-se que o preço pode ser uma barreira que poderá atrair o cliente certo para a sua empresa e repelir o cliente curioso.
Portfólio de Artes
Este portfólio aqui é parecido com um portfólio fotográfico. Mesmo sendo um portfólio bastante simples, ele poderá gerar um grande impacto para você.
Dentro deste portfólio você deve mostrar os seus melhores trabalhos artísticos. No caso, você deve mostrar o seguinte:
- As suas pinturas;
- Os seus desenhos;
- O processo criativo que você costuma usar para poder criar as suas obras;
- A história que compõe cada trabalho;
- Adicione também outras informações que evidencie suas habilidades artísticas.
Além disso, lembre-se de deixar também o seu contato para que seus futuros clientes possam entrar em contato com você.
O foco deste portfólio é o seu trabalho artístico. Portanto, não insira informações demais. Lembre-se sempre: menos é mais.
Se você puder, selecione no máximo 20 trabalhos para o seu portfólio. Mais que isso é excesso e vai atrapalhar a leitura do seu portfólio.
Caso eu tenha deixado de fora desta lista algum tipo de portfólio, basta dizer nos comentários. No entanto, é bem provável que o formato que você pensou esteja presente em algum portfólio que eu acabei citando ao longo deste artigo.
Veja Também:
Se você gostou do conteúdo de hoje, curta, compartilhe e inscreva-se na minha Newsletter para poder receber mais conteúdos como este.
Caso você queira conhecer os meus materiais e os meus cursos online, recomendo que visite a minha Loja. Além disso, se você quiser conhecer também os meus serviços de arquitetura, basta visitar a minha Página de Serviços.
Você já conhecia todos os tipos de portfólio que eu te mostrei neste artigo? Deixe sua opinião nos comentários.
Até a próxima.
Comentários
Postar um comentário