Hoje eu decidi desenhar uma casa no meu caderno de desenho.
Antes de começar a desenhar, eu resolvi dividir a folha em duas partes.
Na primeira parte eu vou desenhar 3 vistas. Uma vista frontal, uma vista lateral e uma vista superior.
Após concluir a criação das vistas eu vou usar a segunda parte para poder desenhar uma perspectiva isométrica da casa.
O padrão descrito acima foi usado para poder criar o desenho da garrafa publicado anteriormente aqui no blog. No entanto, eu terminei usando o espaço da folha da pior forma que eu poderia fazer naquele momento.
Desta vez eu prometo que será diferente.
Depois que eu dividi a folha em duas partes eu resolvi começar a desenhar uma das vistas da casa.
Como a casa que eu pretendo criar é mais larga que a sua altura, eu resolvi criar um retângulo com essas proporções.
Após desenhar o retângulo eu tracei algumas linhas internas para que eu pudesse ver onde ficaria as volumetrias principais da casa.
Com as volumetrias principais delimitadas, eu decidi definir onde ficaria os telhados da casa.
Logo após terminar a criação dos telhados, a meu ver, o desenho da casa estava quase pronto.
Para poder concluir eu só precisava colocar alguns detalhes. No caso, eu adicionei uma porta, algumas janelas e acrescentei também alguns detalhes na varanda da casa.
Agora sim, a vista frontal estava pronta.
Logo que eu terminei de desenhar a vista frontal da casa, eu decidi desenhar a vista lateral direita da casa.
Para começar a desenhar mais uma vez, eu resolvi desenhar novamente um retângulo. Desta vez o retângulo que eu desenhei foi menos tímido que o primeiro retângulo que eu criei.
Ao concluir a criação do retângulo, eu resolvi traçar algumas linhas guias internas. Essas linhas me ajudaram a manter o mesmo padrão que eu usei na criação da vista frontal da casa.
Após criar as linhas guias eu decidi definir onde ficaria os telhados de cada volumetria. No entanto, desta vez eu tive um probleminha ao criar o telhado da torre.
Inicialmente, eu idealizei a torre com um telhado mais curto. No entanto, conforme eu fui desenhando a casa eu percebi que a torre deveria ter o mesmo comprimento que a volumetria de baixo. A partir disso eu resolvi estender a volumetria da torre.
Após a mudança a vista lateral direita ficou bem melhor do que eu estava imaginando inicialmente.
Para finalizar a criação da vista lateral direita, eu decidi acrescentar alguns detalhes na varanda e em uma das paredes da casa. Se eu não tivesse feito isso, a vista lateral da casa tinha ficado sem graça.
Após concluir a vista lateral direita eu decidi criar a vista superior da casa.
Quando eu fui desenhar o terceiro retângulo, eu acabei criando o retângulo sem a proporção necessária para que o desenho mantivesse o mesmo padrão que os desenhos criados anteriormente.
Não se preocupe com isso. Esse erro que eu cometi não afetou o desenho. O que mais importa aqui é ver o que há neste desenho e a partir disso imaginar como seria o desenho se eu não tivesse errado nesta etapa. Aprender com os erros dos outros também faz parte do seu aprendizado.
Dentro do novo retângulo mais uma vez eu resolvi desenhar algumas linhas guias. Como as linhas guias que eu criei já era as linhas da vista superior, eu só precisei acrescentar alguns triângulos para poder definir a direção de cada telhado.
Depois que eu desenhei os triângulos na vista superior, eu decidi começar a desenhar a perspectiva isométrica da casa.
Como eu tinha pouco espaço na folha para poder desenhar a perspectiva, eu resolvi desenhar a volumetria de forma centralizada na segunda parte da folha.
Os primeiros traços que eu criei não ficaram bons, por isso eu apaguei e comecei tudo de novo. A segunda vez ficou muito melhor.
Com a volumetria geral pronta, eu comecei a definir onde ficaria cada elemento que eu havia criado anteriormente.
Para poder conseguir desenhar a casa em perspectiva eu precisei desenhar inicialmente algumas linhas guias. As linhas guias que eu desenhei neste momento foram as mesmas que eu usei quando estava criando cada uma das vistas criadas anteriormente.
Após criar as linhas guias eu decidi desenhar as volumetrias que compõe a casa.
Primeiro, eu desenhei a volumetria da varanda. A volumetria criada neste momento foi bem simples.
Depois, eu criei a torre. Eu desenhei a torre tão simples quanto a volumetria anterior.
Por fim, eu desenhei o restante da volumetria da casa.
Com a volumetria da casa criada eu decidi desenhar os telhados.
Como eu tinha criado as volumetrias da casa com uma boa proporção, a criação dos telhados na perspectiva foram rápidos e sem falha.
Após concluir a criação dos telhados, eu decidi adicionar alguns detalhes na volumetria para que ela ficasse mais parecida com as vistas que eu tinha desenhado anteriormente.
Na varanda, eu adicionei o piso elevado e criei dois pilares para sustentar o telhado.
Já nas demais faces da volumetria eu acrescentei as portas e as janelas.
Depois que eu terminei de desenhar a etapa anterior, a volumetria da casa estava pronta. No entanto, quando eu terminei de desenhar, o desenho tinha tantas linhas que se você olhasse rapidamente para ele você não saberia diferenciar entre as linhas guias das linhas que compõe a volumetria da casa.
Então, para diminuir a confusão eu resolvi destacar as linhas tanto da volumetria quanto das vistas que eu havia criado anteriormente.
Para poder destacar as linhas eu usei uma caneta nanquim 0,4 mm.
O processo de aplicação da nanquim foi muito rápido.
Primeiro eu comecei aplicando a nanquim na vista frontal.
Depois eu apliquei a nanquim na vista lateral direita.
Logo após concluir a vista lateral direita, eu resolvi destacar as linhas da vista superior.
Com as três vistas prontas eu resolvi começar a destacar as linhas da perspectiva isométrica da casa.
A aplicação da nanquim na volumetria foi ainda mais rápido. Eu levei alguns minutos para destacar as linhas mais importantes.
Quando eu terminei de aplicar a nanquim, eu percebi que o desenho tinha ficado sem graça. Ele precisava de algo urgente para se diferenciar. Então, eu decidi criar algumas linhas nos telhados.
Inicialmente eu queria desenhar as linhas dos telhados com a nanquim, mas eu terminei desistindo. Se eu tivesse feito as linhas de nanquim possivelmente o desenho tinha ficado muito poluído. Isso teria estragado o meu desenho.
Ainda bem que eu não fiz isso.
Se você gostou do artigo de hoje, curta, compartilhe e inscreva-se na minha Newsletter.
Caso você queira conhecer os meus materiais e os meus cursos online, basta visitar a minha Loja. Além disso, se você quiser conhecer também os meus serviços de Arquitetura e Design, recomendo que visite a minha Página de Serviços.
O que você achou do desenho que eu criei hoje? Deixe sua opinião nos comentários.
Até a próxima.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Comentários
Postar um comentário