10 Aplicativos que Todo Arquiteto ou Aluno de Arquitetura Deve ter em seu Smartphone

10 Aplicativos que Todo Arquiteto ou Aluno de Arquitetura Deve ter em seu Smartphone

Para quem não conhece, a vida de um arquiteto ou de um aluno de arquitetura, não é fácil. Normalmente, além de produzir os projetos, ele necessita ter o maior controlo de seu tempo, arquivar cada material que foi sendo desenvolvido ao longo do processo projetual, depois apresentá-los aos professores e até para os clientes, além disso, terá que divulgar seus trabalhos de alguma forma para atrair futuros clientes ou até conseguir um bom estágio. Além disso tudo, ele precisa se comunicar durante todo o processo projetual, podendo ser, com os professores, colegas ou até com os clientes. Pensando nisso, resolvi selecionar alguns aplicativos que poderá auxiliar nas tarefas diárias tanto do arquiteto quanto de um aluno de arquitetura.

AutoCAD 360

O AutoCAD 360 é um aplicativo que permite que o arquiteto ou aluno de arquitetura, possa ter seus projetos no AutoCAD em sua mão para mostrar o andamento do projeto. No entanto, a versão gratuita o usuário poderá somente visualizar o projeto. Para que possa projetar ou realizar qualquer tipo de modificação terá que pagar pelo aplicativo. É uma ferramenta muito prática e carrega os arquivos em CAD com muita facilidade.

PadCAD

Para quem deseja produzir qualquer projeto na versão AutoCAD, o PadCAD é o aplicativo ideal. O aplicativo permite elaborar um projeto de forma bastante simples. O aplicativo também permite que o usuário importe arquivos de blocos para ajudar na elaboração dos projetos. No entanto, para que haja a exportação do arquivo final produzido terá que pagar pelo aplicativo.

SkethBook X

Já o SkethBook X é para os arquitetos e alunos do curso de arquitetura que adora desenhar. Nele é possível criar diversos desenhos. O aplicativo é bastante simples, mas fornece uma quantidade incrível de ferramentas que o usuário poderá utilizar durante a elaboração de seu desenho. O aplicativo fornece ferramentas que se assemelham muito com os editores profissionais e free como: Photoshop, Inkscape, Corel Draw entre outros. No entanto a versão gratuita é limitada, mas é possível fazer muita coisa nesta versão. Mas com a experiência de uso levará o usuário a pagar pela versão completa.

Planner 5D

O Planner 5D é um aplicativo que poderá auxiliar o arquiteto como também o aluno de arquitetura, durante seu processo criativo para a elaboração do projeto. O aplicativo é gratuito, e existe incialmente grandes limitações, mas ao cadastrar um e-mail válido, poderá aos poucos desbloqueando alguns itens que serão de grande ajuda na elaboração do projeto. Esse aplicativo poderá ser utilizado para elaborar uma versão similar do que o cliente quer, algo que pode ser feito em uma consultoria. Já com relação aos alunos de arquitetura, esse aplicativo poderá auxiliá-lo no desenvolvimento do projeto e durante o assessoramento, poderá realizar as modificações e imediatamente o professor poderá avaliar as mudanças.

Esse aplicativo tanto produz 2D quanto 3D. É surpreendendo o que ele pode fazer. Só faltou gerar ao fim do produto final uma versão em AutoCAD do projeto.

Há vários outros aplicativos com a mesma funcionalidade, mas com uma finalidade especifica, por exemplo, se você quer realizar um projeto de uma cozinha haverá um aplicativo específico para a sua criação, da mesma forma para criar um projeto de escritório, quarto, entre muitas outras opções. Essa versão que apresentei é mais genérica e apresentar um pouco das varias possibilidades que há nas outras versões mais específica.

Decibelímetro

O Decibelímetro é um aplicativo que é similar ao aparelho chamado decibelímetro. O aparelho serve para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, da mesma maneira será realizado pelo aplicativo. Dessa forma, o aluno quanto o arquiteto, poderá usufruir de suas medições para avaliar, mesmo que de forma superficial, se o ambiente possui uma pressão sonora audível e que não causará futuros problemas ou se é inadequado à pressão sonora do local, para que possa determinar o que poderá ser feito para amenizar os futuros danos ou até exterminá-los.

Smart Measure

Todo arquiteto ou aluno de arquitetura sabe que ter uma trena que esteja sempre a sua disposição para que possa auxiliá-lo em suas tarefas diárias é sempre necessário. Por isso, esse aplicativo é interessante e muito útil. Esse aplicativo serve para ajudar na medição dos espaços que achar necessário. É bastante simples seu uso e seus resultados são bem aproximados, quando feito sem muita precisão, mas se houve uma precisão no levantamento das informações o resultado final das medidas serão precisas. Além disso, esse aplicativo tem a versão gratuita como também paga. Há uma diferença entre as duas versões, mas sua versão gratuita poderá ajudá-lo muito em um levantamento de medidas quando não tiver uma trena por perto.

Drive

O aplicativo Drive, referente ao Google Drive, fornece a mobilidade que todo aluno de arquitetura como o arquiteto almeja, para isso o aplicativo fornecesse algumas ferramentas que permite ao usuário, ter acesso a seus arquivos de texto, apresentação e até planilhas que estão em seu computador, além de poder criar e editar todos os arquivos que achar necessário. Todo isso é gratuito.  No entanto para ter o serviço, basta ter, somente, uma conta de e-mail no site do google. O Google Drive fornece uma memória inicial de 15 Gb, mas se houver a necessidade de ampliação de seu espaço interno, terá que pagar por essa expansão.

Instagram

O Instagram é um aplicativo que tem como objetivo compartilhar foto e vídeos. É um aplicativo muito útil tanto para o aluno de arquitetura quanto para o arquiteto. Onde através dele poderá não só divulgar seus trabalhos, como poderá observar diversos trabalhos realizados no mundo inteiro e toma-los como inspirações. O instagram, no rank ele é o primeiro colocado como aplicativo que trata de fotografia. Recentemente o instagram adotou os vídeos como meio para divulgar informações, no entanto há uma limitação de tempo para que o vídeo seja disponibilizado no aplicativo. São no máximo 15 segundos.

Whatsapp

O whatsapp é um aplicativo que permite ao usuário a troca de mensagem, vídeos, fotografias, realizar ligações e muito mais. Sem ao menos ter crédito no seu smartphone, basta está conectado ao wifi. No entanto este serviço não é gratuito, mas o valor pago pelo serviço é anual e é baixíssimo. Não é uma maravilha? Esse aplicativo poderá lhe auxiliar no processo projetual como também na comunicação com seus colegas de sala ou com os clientes e muito mais.

Planner Plus

O aplicativo Planner Plus, poderá auxiliá-lo bastante em suas tarefas diárias. Ele poderá ser uma possível ferramenta para amenizar sua falta de produtividade ou a falta de controle sobre o tempo, se você o tiver. Este aplicativo é incrível, além de ter sua agenda no próprio smartphone poderá tê-lo também em seu computador, quando quiser e na hora que necessitar, porque ele permite uma sincronização com a agenda do google, no entanto não escolhi o aplicativo do google chamado agenda, porque não permite a anotação de minhas tarefas diárias, uma função que utilizo diariamente e constantemente. Não sei vocês, mas para mim uma agenda tem que ter mais que a tarefa de agendar minha programação, ela tem que me auxiliar em minhas tarefas diárias e dessa forma poderei acompanhar meu andamento durante a semana, de forma que possa conferir o que eu produzir e se foi dentro do tempo planejado ou não. O aplicativo é super intuitivo, não precisa de muitos conhecimentos para utilizá-lo, é só baixar e sair usando.

Portanto esses são alguns aplicativos que utilizo e que podem lhe ajudar em suas tarefas diárias, seja como um arquiteto ou como um aluno do curso de Arquitetura.

Se você tiver alguma sugestão de aplicativos que vocês utilizam, ou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Se gostaram desse artigo não deixe de compartilhar, com os amigos, colega do curso ou até para um colega arquiteto que se interessa pelo assunto.

Não deixe nos seguir nas redes sociais: Facebook, Twitter, Google+, Instagram e se inscrever no Canal do Youtube. Até a próxima.

Comentários

  1. Parabéns pela matéria!
    Eu coNheço o "CAD vIEWER-DWG FastView" para visualizar e desenhar!

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Muito obrigado. É importante demais ter em mãos alguns apps como esses para ajudar no processo de trabalho. Devemos utilizar tudo que temos acesso pra entregar projetos melhores. Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do conteúdo do artigo.

      Hoje em dia é bem dificil viver sem ter acesso a alguns aplicativos que citei no artigo acima.

      Um abraço.

      Excluir

Postar um comentário