5 Dicas Essenciais para Ter uma Incrível Apresentação


Durante o curso de Arquitetura e Urbanismo, realizei diversas apresentações. Claro que algumas apresentações realizadas ao longo do curso, eu gostaria de não ter realizado. No entanto todas as apresentações realizadas foram muito úteis em meu aprendizado. Hoje ainda tenho muito que aprimorar, mas com relação as primeiras apresentações, posso dizer que estou muito melhor agora. Busco iniciar as apresentações de forma descontraída, mesmo ainda tendo medo. O que me faz perder o medo é ter segurança sobre o conteúdo que irei apresentar. Para isso, aplico as 5 dicas que mostrarei abaixo, para ter maior controle e segurança em minhas apresentações.

Tempo

Antes de iniciar a criação de sua apresentação certifique-se quanto tempo você terá para realizar a apresentação. Será a partir deste tempo que você determinará a quantidade de slides que irá compor sua apresentação. Na dúvida utilize o seguinte padrão: em uma apresentação de 10 minutos utilize entre 5 a 8 slides.

Design

Um bom design é fundamental para que haja uma boa apresentação. Para que não haja erros de design em sua apresentação, observe se sua apresentação está estruturada de forma lógica, com começo, meio e fim. Se as cores utilizadas na composição dos slides não estão confusas ou difíceis de visualizar. Verifique também se o tamanho das fontes utilizadas nos textos estão adequado. E reveja todos os slides para verificar se há erros de ortografia para que não haja este erro durante a apresentação.

Objetividade

Ao criar sua apresentação busque desenvolvê-la com o máximo de objetividade possível. Não ponha muitos textos e nem muitas imagens. Disponha o conteúdo através de tópicos de forma que eles o faça lembrar do que se trata o assunto e o que precisa falar. Ao pronunciar as palavras durante a apresentação seja preciso e claro, fale com calma e pausadamente para que seu público possa absorver com clareza todo o conteúdo que você esta expondo.

Pratique

Crie um roteiro para a sua apresentação e a partir dele pratique, pratique e pratique até que o texto seja apresentado com naturalidade e com o maior controle possível para que se vier a ocorrer algum imprevisto durante a apresentação você estará prevenido. Dessa forma você não será prejudicado se ocorrer alguma falha durante a apresentação.

Divirta-se

Inicie sua apresentação de forma descontraída. Relaxado. Aproveite o tempo. Divirta-se. Mostre para as pessoas que estão apreciando sua apresentação o quanto é divertido e curioso seu conteúdo.

Portanto vimos ao longo deste artigo 5 dicas essenciais para que você possa realizar uma incrível apresentação. Sei que não é fácil realizar uma apresentação, no entanto, se você tiver segurança sobre o assunto a ser apresentado você terá maior chance de ter uma incrível apresentação. Sem sombra de dúvida. Gostou deste artigo? Não deixe de curtir, compartilhar e comentar nas redes sociais e se inscreva no canal para ver os vídeos em primeira mão. Até a próxima.

Comentários