Inspiração: Projeto de Sala de Aula Móvel que Produz mais Energia do que Consome


Você já imaginou ter uma sala de aula móvel para atender as necessidades de seus alunos onde eles mais precisam? Além disso, imagine uma sala de aula que além de ser móvel ela produz mais energia do que consome. Isso sim que é um projeto sustentável e que atende as necessidades dos seus usuários.


O protótipo da sala de aula foi criado pelo escritório de arquitetura chamado Anderson Anderson, localizado em São Francisco, EUA. Este projeto é capaz de produzir 4 vezes mais energia do que consume em Ewa Beach, no Havaí, onde “hoje” ¼ dos estudantes aprendem em condições precárias e em um espaço mal equipado.


O projeto desenvolvido poderá fornecer aos alunos um ambiente propício para o aprendizado levando-os a ter uma maior eficiência no aprendizado além de ter atrelado a produção de água e eletricidade.


No telhado, há painéis solares que geram energia e ainda protegem o local do calor. As janelas contidas no projeto estão todas direcionadas para o norte e além disso, podem ser manuseadas da forma que necessitar para aumentar a ventilação natural dentro do ambiente. O que mais é surpreendente neste projeto é a análise de custo feita com base em 30 anos onde sugere que esta construção sustentável tem custo muito mais baixo que os modelos similares que utilizam um sistema de consumo de energia tradicional. 


Além do que foi tratado, o projeto da sala de aula é equipado com um sensor de movimento, capaz de economizar eletricidade. Segundo os arquitetos envolvidos no processo conceptivo deste projeto afirmam que “o processo de fabricação e entrega, e os materiais e produtos utilizados são todos selecionados para ter o mínimo impacto ambiental e para a contribuição máxima para um ambiente interno saudável”. Outro detalhe que deve ser levado em consideração é o uso de containers como elementos base para a confecção das salas de aula. Gostaram deste artigo? E do projeto? Não deixe de curtir, comentar e compartilhar nas redes sociais. Para ver mais fotos do projeto basta clicar aqui. Até a próxima.

Comentários