Será que a Arquitetura Atual pode ser Chamada de Futurista?


Quando penso no futuro ou no tema arquitetura futurista imagino imediatamente como as cidades e todos os elementos que a compõe serão. Seria bom que no futuro tivéssemos carros voadores, robôs por toda parte, mas o que mais eu gostaria seria que a produção da arquitetura fosse mais humana, esse item é o que mais parece distante... 


Há vários arquitetos e escritórios de arquitetura, mas não muitos, distribuídos pelo mundo produzindo uma arquitetura que pode ser considerada futurista, mas o acesso a ela ainda é muito restrito... 

A linguagem utilizada por eles na composição formal dos projetos são próprias deles. Essa linguagem permite se diferenciar tanto dos demais profissionais que fica evidente que os demais profissionais terão que se adaptar muito, muito mesmo para poder conseguir se diferenciar também e assim obter seu lugar no mercado de trabalho tão sonhado por eles.


Muitos dos projetos produzidos atualmente só é possível graças aos diversos softwares existentes que permitem não somente projetar a volumetria como calcular com máxima precisão cada esforço que o edifício irá sofrer quando for construído, dando assim maior segurança para sua construção. 


Além disso a inovação presente nessa nova arquitetura não está somente nos softwares, mas também na pesquisa e no uso de novos materiais construtivos. Claro que alguns arquitetos ainda continuam utilizando os materiais convencionais em seus projetos, mas ao utilizá-lo permite ao material uma nova perspectiva, agregando assim, ainda mais valor a ele. Um ótimo exemplo seria o Arquiteto Frank Gehry. Já trarei sobre ele e suas obras aqui no blog estão lembrados? 


Há muitos outros detalhes sobre a arquitetura futurista ou sobre a arquitetura que está sendo produzida atualmente que podemos continuar conversando, mas por enquanto o artigo de hoje seria uma introdução caótica sobre o tema. Espero que tenha gostado e se tiver alguma opinião sobre o artigo e sobre os projetos deixe nos comentários. Para conferir de perto sobre os respectivos projetos mostrados aqui neste artigo basta clicar aqui, aqui, aqui e aqui respectivamente. Até a próxima.

Comentários