Será que a Arquitetura Atual pode ser Chamada de Futurista?


Quando penso no futuro ou no tema arquitetura futurista imagino imediatamente como as cidades e todos os elementos que a compõe serão. Seria bom que no futuro tivéssemos carros voadores, robôs por toda parte, mas o que mais eu gostaria seria que a produção da arquitetura fosse mais humana, esse item é o que mais parece distante... 


Há vários arquitetos e escritórios de arquitetura, mas não muitos, distribuídos pelo mundo produzindo uma arquitetura que pode ser considerada futurista, mas o acesso a ela ainda é muito restrito... 


A linguagem utilizada por eles na composição formal dos projetos são próprias deles. Essa linguagem permite se diferenciar tanto dos demais profissionais que fica evidente que os demais profissionais terão que se adaptar muito, muito mesmo para poder conseguir se diferenciar também e assim obter seu lugar no mercado de trabalho tão sonhado por eles.


Muitos dos projetos produzidos atualmente só é possível graças aos diversos softwares existentes que permitem não somente projetar a volumetria como calcular com máxima precisão cada esforço que o edifício irá sofrer quando for construído, dando assim maior segurança para sua construção. 


Além disso a inovação presente nessa nova arquitetura não está somente nos softwares, mas também na pesquisa e no uso de novos materiais construtivos. Claro que alguns arquitetos ainda continuam utilizando os materiais convencionais em seus projetos, mas ao utilizá-lo permite ao material uma nova perspectiva, agregando assim, ainda mais valor a ele. Um ótimo exemplo seria o Arquiteto Frank Gehry. Já trarei sobre ele e suas obras aqui no blog estão lembrados? 


Há muitos outros detalhes sobre a arquitetura futurista ou sobre a arquitetura que está sendo produzida atualmente que podemos continuar conversando, mas por enquanto o artigo de hoje seria uma introdução caótica sobre o tema. Espero que tenha gostado e se tiver alguma opinião sobre o artigo e sobre os projetos deixe nos comentários. Para conferir de perto sobre os respectivos projetos mostrados aqui neste artigo basta clicar aqui, aqui, aqui e aqui respectivamente. Até a próxima.


Comentários

  1. Pra mim claramente oque vemos hoje são as intituladas obras do futuro pelos nossos antepassados no século xx.Dubai por exemplo seria uma ´´cidade do futuro`` para uma pessoa da metade do século xx.Nova York,Hong Kong,Cingapura,o novo centro de Londres,Seul,Tokio,Shenzen,além de muitas outras cidades do mundo,até mesmo por exemplo partes de São Paulo,ou do Rio De Janeiro como o museu do amanhã são obras do futuro para as pessoas do passado.O futuro é hoje,à partir da primeira década do século xxi iniciou-se digamos que uma nova era,que para as pessoas vivas no século passado seria intitulada como o inicio do futuro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário, principalmente quando você falou que: "são obras do futuro para as pessoas do passado". No entanto como seria a cidade do futuro para você? Pelo que você descreveu as obras construídas atualmente não são consideradas como obras futuristas para as pessoas de hoje (nova geração).

      Excluir
    2. Humm não sei.Uma cidade ecológica,transporte público ecológico,arranha-céus cada vez mais altos e com formatos inusitados,com pessoas com valores diferentes integrados,carros com designers ´´diferentes`` e não explorados.Acho que oque faz uma cidade parecer estar na frente de seu tempo é a arquitetura.No caso como citei no meu comentário acima as pessoas do século passados diriam que Dubai é a cidade do futuro se Dubai existisse na época.Acho que oque imaginamos será no futuro o normal.Não tem como saber oque é uma cidade do futuro se estamos no presente.

      Excluir
  2. Ah! Sem duvidas seria fascinante imaginar uma cidade do futuro com todos os elementos que o cinema e os livros de ficção nos mostram, mas eu creio que a cidade do futuro será feita para se caminhar, ao invés de dirigir, feita para se contemplar ao invés de produzir capital, e principalmente feita para ser vivida! O estilo arquitetônico futurista é uma derivação do modernismo que foi incorporado no nosso imaginário, mas nada garante que o futuro não nos traga uma releitura de outros estilos ou movimentos como já vimos tantas vezes na história, ou mesmo algo mais novo, adequado ao nosso novo estilo de vida. Enfim, isso somos nós, os arquitetos do futuro quem vamos decidir...

    ResponderExcluir

Postar um comentário