Desde o dia que o instagram mudou o formato das imagens que deveriam ser publicadas em sua plataforma a minha mente entrou em conflito.
Não sei se você está sabendo, mas o formato antigo das imagens do instagram ainda continua ativo na plataforma atualmente. No entanto, ao publicar qualquer conteúdo no formato antigo haverá uma alteração visual no seu layout. Isso definitivamente não é nada bom.
— Mesmo após a mudança, eu ainda tentei publicar alguns conteúdos no formato antigo, mas o resultado final ficou muito estranho.
A partir disso eu resolvi criar novas imagens para o instagram usando o novo formato.
Para poder criar as novas imagens, eu levei alguns dias até chegar a um formato que me agradasse 100%.
Para mim, o novo formato adotado pela plataforma acabou gerando um atrito que antes não havia. Essa mudança terminou criando espaços inúteis dentro das imagens. É uma pena que isso tenha ocorrido.
Alguns designers vão dizer que estes espaços que foram gerados a partir do novo formato serão usados como espaços de respiro.
— Isso definitivamente não é ruim. Eu admito. Mas a empresa precisava alterar todo o layout da plataforma para que o novo formato se encaixasse? A resposta com toda a certeza é não. Ela poderia ter adotado o novo formato sem ter que desorganizar tudo que foi construído no passado.
Ultimamente eu tenho visto que as empresas estão mais preocupadas com o presente do que com o passado. Geralmente quando elas tomam uma decisão sem levar em consideração o que foi feito no passado é gerado um atrito desnecessário. Se a empresa tivesse pensado melhor, ela poderia ter evitado todos os problemas gerados após a implementação.
Para tentar resolver o problema gerado pelo novo formato, a empresa teve que criar uma extensão visual para as imagens antigas. A partir de agora, o usuário terá que decidir se vai usar ou não a extensão. Porém, a extensão criada pela empresa não é real. Ela não altera a imagem publicada. Ela simplesmente cria uma espécie de fundo que visualmente estende a imagem a partir de duas cores: preto e branco. Se a imagem publicada tiver fundo branco ou preto, a extensão funcionará muito bem. Mas, caso contrário, o resultado final ficará muito pior do que está atualmente.
Essa mudança adotada pelo instagram me fez lembrar da época em que os programas de TVs mudaram o formato de 4:3 para 16:9. Hoje em dia essa mudança não é mais conflitante porque as TVs também mudaram de formato. No entanto, você ainda irá se deparar com o conflito de formato quando você for assistir algum programa de TV antigo na TV com formato 16:9.
Da mesma forma que ocorreu com as TVs, é bem provável que o instagram e as demais redes sociais terão que modificar seus formatos de conteúdo e de layout com o passar do tempo. Mas não precisa ser tão radical ao ponto de transformar tudo o que foi feito no passado em “lixo visual”.
Por mais que eu não tenha gostado da mudança atual do instagram, é bem provável que haverá muitas outras mudanças no futuro que afetarão o Arquiteto Versátil.
Neste momento, eu estou tentando me adaptar ao novo formato do instagram. Espero que eu esteja mais preparado para as próximas mudanças que virão no futuro.
VEJA TAMBÉM:
Se você gostou do artigo de hoje, curta, compartilhe e inscreva-se na minha Newsletter.
Caso você queira conhecer os meus materiais e os meus cursos online, basta visitar a minha Loja. Além disso, se você quiser conhecer também os meus serviços de arquitetura, recomendo que visite a minha Página de Serviços.
O que você achou da nova mudança implementada pelo instagram? Deixe sua opinião nos comentários. Até a próxima.
Comentários
Postar um comentário