Projeto Inspiração 1: Casa Projetada por Bela Gebara em Itu, São Paulo.


Como vocês estão sabendo, aqui no blog Arquiteto Versátil estamos contando a história de um casal e seus filhos que estão em busca da realização de seus sonhos. Dentre os vários sonhos, já citados, um deles seria a construção de uma casa. Claro que ainda não foi informado o tipo de casa que eles desejam, mas enquanto eles não nos contam resolvi criar um artigo relacionado ao tema casa. Este artigo será tanto um artigo de inspiração como análise do projeto, que se bem recebido por vocês poderá ser um artigo permanente aqui no blog.


Este projeto foi desenvolvido pela arquiteta Bela Gebara, localizado em Itu, no interior de São Paulo, sobre um terreno de 3,3 mil m². A arquiteta ao realizar o projeto dividiu o projeto em 6 grandes blocos retangulares.

O primeiro bloco foi criado tanto como elemento central, para marcar a entrada da casa, como elo entre o bloco íntimo, composto pelos quartos e banheiros e o bloco social composto pela sala de estar, sala de jantar e cozinha. 


O segundo bloco correspondente ao bloco íntimo, a arquiteta tomou partido a topografia existente do terreno para dividir o bloco íntimo em inferior e superior, dando o bloco íntimo um acesso dinâmico vertical.

O terceiro bloco corresponde ao bloco social. A arquiteta situou a sala de estar e a sala de jantar na forma de “L” e a cozinha completa o grande bloco retangular. Além disso, a cozinha é um elemento que também serve como elo entre a área social (sala de estar e jantar) e a área de serviço (área de serviço, banheiro etc.).


A área de serviço, já tratada anteriormente, corresponde ao quarto bloco retangular que compõe o projeto. 

Já o quinto e o sexto blocos correspondem à varanda e ao deck, onde o usuário tanto pode usar como área social como área de lazer. Além disso, o sexto bloco contém uma grande árvore que proporcionar aos usuários uma área de lazer sombreada ao ar livre.

Essa divisão proposta pela arquiteta favorece o uso dos cômodos de forma harmônica, pelos usuários, de forma que se algum usuário precisar ficar até altas horas da noite se divertindo na área de lazer, não irá incomodar os usuários que estiverem na área íntima.


Na construção da casa a arquiteta Bela Gebara utilizou alvenaria, concreto, madeira e vidro, muito vidro em sua composição. A escolha desses materiais empregados na construção da residência foi bastante assertiva e equilibrada.

Portanto, vimos neste artigo, um exemplo de projeto residencial localizado em Itu, interior de São Paulo, composto por um terreno com 3,3 mil m². O projeto foi distribuído em 6 grandes blocos, sendo eles: íntimo (inferior e superior), social, serviço, lazer (varanda e deck) compostos por diversos materiais comuns a diversos outros tipos de edifícios. Gostou deste artigo? Não deixe curtir, compartilhar e comentar. Até a próxima.

Comentários