Quais são as Características de um Bom Líder?


Para começarmos bem a semana, resolvi falar sobre liderança. Tenho certeza que você deseja crescer profissionalmente. Não é? Então você deveria repensar suas atitudes e seus pensamentos, da mesma forma que estou fazendo e refazendo constantemente para obter o melhor resultado em minhas tarefas diárias.

Em nosso dia a dia é possível encontramos diversos exemplos de líderes, seja na universidade, no trabalho, em nossa família, entre os amigos, assim por diante. Alguns deles se tornaram lideres por suas atitudes e forma de pensar, já outros receberam o cargo de líder, mas são mais chefes que líder. Então quais são as características de um bom líder?

Autoconhecimento

Essa é a primeira característica que um bom líder deve ter. O autoconhecimento permite que o indivíduo possa ter controle sobre suas emoções e suas atitudes diante das situações de estremo stress, medo ou ansiedade. O líder que tiver esta característica poderá ser mais produtivo, diminuir os obstáculos mais rapidamente para o sucesso e terá maior comunicabilidade com as pessoas a sua volta, além de poder inspirar a todos.

Espirito de equipe

O líder deve ajudar a todos da equipe, seja auxiliando nas tarefas diárias, seja conversando para identificar as dificuldades existentes e até achar soluções antes mesmo de distribuir culpas. Um bom líder deve ser o elo que uni todos da equipe e não o contrario.

Saber delegar.

Para delegar o líder deve conhecer muito bem sua equipe, seus pontos fortes e fracos, como também deve confiar em suas habilidades individuais e também em equipe, de forma que ao delegar uma tarefa, confiará que a tarefa será realizada da melhor forma possível, dentro das condições, tanto individuais como coletivas.

Feedback

Seria reunir todos os membros da equipe periodicamente para conversar, visando à melhoria das tarefas realizadas no trabalho como também a melhoria do convívio entre os membros da equipe. Para que isso ocorra, o líder deve ser um bom observador e ouvinte, além de ter uma comunicação clara e objetivo com todos da equipe tanto individual como em equipe.

Liderar pelo exemplo

Seria mostrar através de suas ações diárias, a todos os membros da equipe, como se comportar, como agir em situações de muito stress, como realizar as tarefas diárias, como se comunicar entre outras ações. Dessa forma, todos da equipe seguiram sua postura e não suas ordens. O líder deve inspirar a todos e não impor medo.

Versátil

Ser versátil é sinônimo de maleável, multifacetado, eclético, flexível, veloz entre outros. A maleabilidade e a flexibilidade está presente na forma que lidar com os problemas existente na empresa, na busca de soluções, na forma de ouvir seus colegas de trabalho e até aceitar opiniões contrarias a sua. Já o multifacetado e eclético está relacionado ao conhecimento teórico e prático, dessa forma poderá delegar como também ensinar a todos como realizar uma determinada tarefa. Já velocidade está presente em sua agilidade mental para criar produtos criativos, em propor soluções, identificar problemas antes que ele ocorra. Basicamente o líder com essa característica tem uma visão de 360° de tudo que está ocorrendo a sua volta.

Então, essas foram as principais características de um líder, em minha humilde opinião. Claro que um líder contém diversas outras características que não foram colocadas no texto, como: Criativo, inovador, motivado entre outras. Qual característica de um bom líder você acha que faltou neste artigo? Conte-nos. Até a próxima.

Comentários