Descoberta Inesperada em um Velho Sótão

Obra de Caravaggio

A casa estava abandonada já fazia anos e seus donos nem ao menos estavam preocupados com ela. No entanto, a renda da família começou a apertar, então, um dos donos decidiu verificar o estado físico da casa para tentar vende-la.

Chegando ao terreno onde a casa estava localizada, quase não conseguiu avista-la, devido a quantidade de mato que havia no terreno. Essa situação deixou-o pasmo. Mas com um facão pôs a abrir um caminho até a casa. Depois de alguns minutos naquela selva achara a porta. Ao tentar abrir, ela se recusou de todas as maneiras, mas quando conseguiu abrir a porta percebera que dentro estava pior que o lado de fora.

Mesmo com toda essa sujeira, espero que a casa ainda esteja em bom estado? pensou enquanto vistoriava a casa. Havia identificado na residência, quatro quartos, amplos e ventilados, uma bela escada toda em madeira, logo no hall da entrada da casa, uma cozinha entre outros cômodos ainda mais surpreendentes.

Tenho que realizar uma limpeza nesta casa, imediatamente. Somente assim poderei identificar o seu real potencial.

Depois da ligação feita à equipe de limpeza contratada, levou três dias, incessantes, para que a limpeza realizada pudesse revelar a real beleza que havia por debaixo daquela sujeira. Antes de despachar todos, resolveu verificar se todos os cômodos da casa haviam sido limpos.

Passou por cada cômodo da casa, vistoriando, no entanto em um dos cômodos identificou uma velha porta horizontal rente ao forro.

O que será isso?

Havia um tipo de fechadura que impedia que ela fosse aberta. Como não tinha a chave chamou um dos empregados e pediu que desse um jeito para abri-la, e saiu. Depois de algum tempo finalmente a porta foi aberta e com ela uma velha escada veio a baixo, derrubando o jovem que tentava abrir a porta. Ao ouvir o baque, correu até o andar superior. Ao chegar avistou o empregado ao chão e a porta aberta. Por sorte, o jovem não se machucou.

Uma escada?

Tomado por sua curiosidade, nem ao menos questionou se o jovem estava bem e logo foi subindo as escadas. Ao subir encontrou, mais sujeira. Tragam uma lanterna. Depois de alguns minutos no sótão foi identificado diversos objetos como: uma velha mesa de carvalho, uma poltrona, algumas caixas velhas e um grande quadro sobre a parede coberto por um tecido, parecia que não havia nada de grande valor.

Quero tudo isso limpo ainda hoje afirmou-o.

Então a equipe pôs a trabalhar. Ao fim da tarde. Ao subir ao sótão com o espaço agora limpo avistou com clareza o quadro. E ficou espantado com aquilo.

Não acredito.

O que foi senhor? Perguntou um dos jovens que estava trabalhando na limpeza.

Nada.

Depois que todos haviam saído ligou para amigo, especialista em Caravaggio. Achei um velho quadro que acho que será de seu interesse vê-lo.

Serio!?

Quando você poderá vim vê-lo?

Amanhã logo cedo. Então desligou o telefone.

Ao chegar quis logo ver o quadro.

Não acredito!

Então é original?

Não sei dizer, mas me parece muito com um original. Temos que realizar algumas analises para determinar sua originalidade, mas até lá são somente especulações. Mas se for original, meu amigo, você não precisará nem vendar a casa.

Tomara.

Comentários