Filme: 3 Filmes sobre Arquitetura Altamente Recomendado


O que você acha de reservar um momento neste final de semana para assistir um ótimo filme relacionado ao tema arquitetura? Para assistir esses filmes não precisa ser arquiteto ou aluno de arquitetura qualquer um poderá assistir e aprender um montão de coisas com eles. Não sei você, mas eu adoro assistir um bom filme e se possível assisto mais de um no dia.

O Homem ao Lado




Quem é este homem? Foi a primeira pergunta que me fiz quando assistir, pela primeira vez, este filme. Será que você também não ficou curioso? O filme foi lançado em 2011 e narra a história de Leonardo, um design industrial que mora em uma casa concebida e construída na América pelo grande arquiteto Le Corbusier. Leonardo vive com sua esposa, Anne, uma filha, Lola, e a empregada, Elba. A vida de Leonardo e sua família era muito tranquila até que o vizinho da casa adjacente decide construir ilegalmente uma janela direcionada para sua casa. O filme argentino busca retratar as varias perspectiva que há na convivência humana nas cidades e os problemas existentes devido a grande aglomeração urbana. A casa concebida por Le Corbusier é mostrada com detalhes no filme isso torna ainda mais atrativo o filme.

A Vida é um Sopro



Este filme, ou melhor, este documentário foi lançado em 2007 e busca narrar a história de Oscar Niemeyer através de uma linguagem simples e descontraída sobre os seguintes temas: arquitetura, a luta politica, suas ideologias, sua paixão pelas mulheres e a própria história do arquiteto. Além do próprio arquiteto Oscar Niemeyer, há diversos outros participantes tão grandiosos quanto ele no documentário como: Saramago, Ferreira Gullar e Chico Buarque. Oscar Niemeyer mesmo depois de sua morte ainda é considerado por muitos como um dos mais importantes arquitetos tanto do Brasil quanto do mundo.

Meia Noite em Paris




Quem não almeja conhecer de perto a cidade luz, ou melhor, Paris não é? O filme lançado em 2011 narra a história de Gil, um roteirista que viaja para Paris com sua esposa e seus familiares. A narrativa é tanto uma fantasia como uma incrível comédia romântica. Durante vários passeios solitários que o personagem principal realiza ele descobre que após a meia-noite ele é transportado para a Paris de 1920. Para quem gosta de história, arquitetura além de outras perspectivas este filme será tudo que você precisa. Você encontrará neste filme uma cenografia fantástica e verá o quanto Paris muda conforme cada época.

Os três filmes revelam um olhar arquitetônico distinto, mas complementar. Um deles retrata as relações humanas em confronto com o espaço físico. Já o outro revela as entrelinhas existentes entre as obras concebidas por um grande arquiteto e suas ideologias. Por ultimo, o terceiro filme retrata um olhar minucioso sobre o processo evolutivo da cidade e das pessoas que a utiliza. Para concluir, gostaria de saber qual dos filmes você mais gostou e irá assistir imediatamente? Depois de assistir conte-me o que acho dos filmes. Gostou do artigo? Então curta, comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima.

Comentários