Projeto: Edifício Rosas 121


Quem de vocês são loucos por vãos livres, concreto armado e estrutura aparente? Se tiver alguém ai que disse sim para todas elas, então irá amar esse projeto que tratarei neste artigo.

O Edifício Rosas foi projetado pelos arquitetos Francisco Tomboly e Marina Tomboly, tendo a colaboração de Andrea Delmas, Ruth Hug. O Edifício Rosas está localizado em Assunção no Paraguai e tem como área construída 2037 m²


O edifício possui quatro pavimentos, sendo o térreo restrito ao acesso ao terreno e ao edifício e espaço para o estacionamento. Já os outros pavimentos do edifício são compostos por uma planta tipo, composta por dois lofts, uma unidade de dois dormitórios e uma outra com três dormitórios. Para o terraço do edifício foi proposto uma área de lazer e uma área de churrasqueira.


O edifício foi idealizado em dois volumes. Sendo um volume transversal contendo os apartamentos e um longitudinal com recuos, permitindo que o volume transversal possa avistar uma praça localizada em frente ao terreno. Os dois volumes estão ligados por um espaço central, onde está situado a escada e o elevador. Além disso, este espaço contém uma área aberta do térreo ao terraço para a entrada de luz e ventilação.


A estrutura do edifício foi concebida através de uma laje protendida de espessura de 20 cm. Essa escolha proporcionou maior facilidade na execução da alvenaria e da marcenaria. Os materiais utilizados para a construção do edifício é também o material de revestimento. Portanto, podemos dizer que este projeto foi inspirado nos projetos brutalistas.


O que vocês acharam do projeto dos arquitetos Francisco Tomboly e Marina Tomboly? As fotos contidas neste artigo são do fotógrafo Federico Cairoli. Frederico Cairoli possui um vasto portfólio contendo diversas fotos relacionadas ao tema arquitetura. Até a próxima.

Comentários