Desafios Encontrados no Primeiro Projeto


As primeiras oportunidades de projeto que surgem para um jovem arquiteto é sempre inesquecíveis. Esse primeiro projeto que estou realizando, sem sombra de dúvida vai ficar na história.

Todo projeto realizado requer um nível de amadurecimento do projetista que se ele não o tiver, estará com a corda no pescoço.

O primeiro desafio é conversar com os clientes, tanto para entender seus desejos como também mostrar a eles que estão equivocados com relação as suas ideias, mirabolantes.

Outro desafio seria produzir o melhor projeto do mundo, estando imerso a diversos limites. Dentre os limites existentes temos: as dimensões do terreno que muitas vezes é estreito de mais para realizar um projeto que ao mesmo tempo atendas as necessidades do cliente e também atendas as normas técnicas preestabelecidas na NBR. O limite financeiro também é outro grande limitante que torna muitas ideias boas em grandes ilusões projetuais por parte do projetista. O valor pago pelo serviço também pode ser um grande limitante, muitas vezes o jovem arquiteto estipula um valor que possa atender as expectativas do cliente como as dele próprio, no entanto, com o passar do tempo é percebido que o valor estipulado inicialmente foi infinitamente menor que o trabalho gerado para conceber o tal projeto sonhado pelo cliente. Haja vista que neste caso, o valor ofertado poderá variar de cliente a cliente. Neste caso o arquiteto tanto poderá achar que o valor foi muito alto, como poderá achar que foi extremamente baixo. E não para por ai as limitações.

Mesmo havendo diversos limites o arquiteto convicto que pode fazer seu melhor, a partir das condições fornecidas pelo cliente, inicia seu trabalho e o concluir da melhor forma possível.

Em contra partida ao que vejo diariamente. Um projeto realizado por um arquiteto é infinitamente melhor que os projetos realizados de forma aleatória e duvidosa. Mas o que é observado é que mesmo havendo o diálogo entre o profissional e o cliente, muitos clientes por conta própria busca continuar se arriscando em suas ideias mirabolantes.

Comentários