Centro Georges Pompidou - Renzo Piano e Richard Rogers - Arquitetura High Tech


O Centro Georges Pompidou foi desenvolvido pelos Arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers para o concurso idealizado pelo presidente da França entre (1969-74) Georges Pompidou. Na época em que foi escolhido o projeto, a população não teve muito apreço por ele, tanto pelos desenhos e as decisões projetuais como também por ter sido idealizado por arquitetos quase que desconhecidos.


O modelo proposto pelos arquitetos tinha como principal visão a alta tecnologia representada pelas estruturas dos sistemas de conexões, tubos e cabos de aço. O conceito do projeto visava deixar exposto toda a infraestrutura tornando os elementos antes ocultos como os principais elementos que iriam compor os aspectos visuais do projeto. O conceito proposto permite que seus usuários possam identificar com clareza cada elemento e suas respectivas funções. Essa proposta conceitual permitiu maior liberdade e fluidez no projeto interno representado pelos grandes vãos livres.


Para ficar fácil de identificar cada função dos elementos que constitui o projeto os arquitetos decidiram eleger algumas cores para isso. Para os espaços de circulação escolheram a cor vermelha; para as escadas e elevadores a cor prata; para as estruturas e para os elementos de grande porte ligados a ventilação foi adotado a cor branca; para o sistema elétrico foram adotadas duas cores a amarela e a laranja; para o sistema hidráulico e também para os sistemas de incêndio adotaram a cor verde; e para o sistema de ventilação escolheram a cor azul.


O Centro Pompidou abriga o maior Museu Nacional de Arte Moderna da Europa. Ele está localizado em um grande espaço aberto onde também possui uma praça plana onde é realizado diversos eventos. Já em seu interior temos também a Bibliothèque Publique d’Information e o centro para música e investigação acústica conhecida como IRCAM.


Desde sua inauguração oficialmente em 31 de janeiro de 1977 o Centro Pompidou recebe anualmente certa de 6 milhões de visitantes, sendo um dos projetos mais visitados na França.

Comentários