Casa em Felgueiras


Para aqueles que estão pensando em construir sua casa, resolvi produzir um artigo sobre o tema para que vocês possam se inspirar.


Este projeto foi criado por Mário Sequeira e Alfredo Machado arquitetos do AZO. Sequeira Arquitetos Associados.


Este projeto foi construído em Portugal em um terreno de esquina contendo uma área de 800 m² sendo 450 m² de área construída.


O projeto é supersimples e foi projetado para uma família pequena.


A casa contém dois pavimentos sendo o pavimento térreo destinado aos espaços sociais como sala de estar, sala de jantar, piscina e o pavimento superior destinado aos espaços íntimos e privados como quartos e escritório.


Todos os cômodos da casa estão distribuídos estrategicamente e possui grandes aberturas tanto para a entrada de ventilação como iluminação.


Para haver uma proteção solar de algumas fachadas da casa os arquitetos decidiram utilizar alguns perfis de madeira na vertical criando assim uma cortina.


O projeto foi concebido de forma paralela as limitações do terreno e as principais aberturas da casa estão direcionadas para nordeste.


Como o projeto é bastante simples é possível observar que grande parte do esforço conceptivo foi direcionado para o sistema estrutural, gerando maior liberdade formal e grandes vão livres para o projeto.


Como os arquitetos adotaram a cor branca como predominante no projeto buscaram utilizar alguns elementos para que o projeto não ficasse monótono, dentre esses elementos temos as esquadrias em moldura preta e o piso de madeira. Deixe nos comentários o que vocês acharam do projeto. Eu quero saber?

Comentários