Imagem Renderizada e Não Renderizada


Recentemente publiquei nas minhas redes sociais esta foto acima que mostra um projeto de uma casa antes e depois da renderização. Para minha surpresa muitas pessoas gostaram, mesmo sendo uma fotografia bastante simples, por isso, resolvi mostrar mais detalhes sobre ela, neste caso, falarei sobre as características mais comuns que estão visíveis para você através de cada fotografia, caso eu precise falar sobre outras características presentes no SketchUp ou no V-ray criarei um novo artigo para isso. Tudo bem?

Imagem Não Renderizada



A imagem acima foi gerado a partir do software chamado SketchUp criado pelo Google, por isso, você verá que a fotografia possui características próprias que dificilmente você encontrará em outra fotografia gerada por outro software com a mesma função.

As características mais atraentes na imagem acima são as cores, a forma, as linhas, as texturas e o campo visual.

Com relação as cores existentes no projeto mostrado na fotografia, é possível ver que mesmo tendo sido pintado com a mesma cor há uma distinção visual para destacar as diferentes superfícies que compõe o projeto.

Já com relação a forma é possível ver que ela é super marcada, mesmo um simples elemento do projeto. As formas concebidas no SketchUp são assim para poder permitir que o observador veja que o projeto foi concebido desde o início com técnica baseada na certeza, mesmo que no início o projetista (arquiteto) não possua toda a certeza que o projeto transparece.

As linhas presentes no projeto é a característica que mais chama minha atenção e dá o tom ao projeto e insinua que o projeto foi criado artesanalmente. No entanto esta característica permanecerá somente no SketchUp como você verá mais a frente quando eu expor sobre a imagem renderizada.

Quanto as texturas presentes no projeto, elas são poucas, mas são super relevantes para o que foi decidido representar com elas, no entanto elas poderiam ser menos chapadas.

Já com relação ao campo visual é possível ver que o SketchUp possui uma superfície horizontal em tom verde claro que se estende até a superfície em tom azul claro criando assim uma limitação visual (linha de horizonte) importante para a perspectiva.

Imagem Renderizada



Agora começarei a falar sobre a imagem acima gerada a partir do software chamado V-ray. Caso você não conheça ele é muito utilizado para renderizar os projetos criados pelos arquitetos. No entanto não há somente este software para que você possa utilizar na renderização de seus projetos. Logo mais criarei um artigo, somente, para falar sobre os softwares de renderização que já utilizei para pontuar qual deles é o melhor.

Algumas cores presentes na imagem acima mantiveram o padrão já descrito, no entanto houve uma inversão das cores. Onde antes era claro, agora é escuro e onde era escuro, agora é claro. Além disso, as superfícies que se tornaram claras parece que emanasse luz, ao ponto que algumas superfícies foram contaminadas por outras cores, tornando-se, por exemplo, roseada.

Com relação a forma não houve nenhuma mudança visual que eu pudesse identificar, mas poderia dizer que a renderização tornou a forma ainda mais pesada, por não haver uma separação entre cada item que compõe o projeto.

Como já foi dito as linhas que estavam presentes no projeto mostrado na primeira imagem desaparecem totalmente ao renderizar o projeto, mesmo aquelas linhas que você deseja que permaneçam de alguma forma no projeto. A renderização oculta todas as linhas do projeto para poder criar uma percepção visual realista do projeto.

Quanto as texturas existentes no projeto, basicamente elas ficaram mais claras, mas graficamente elas continuam chapadas. No entanto, poderia melhorar visualmente se as texturas existentes no projeto gerasse volume ao ser renderizada. 

Já com relação ao campo visual que antes existia, com a renderização ela deixou de existir e passou a ser uma grande superfície cinzenta. Caso você não saiba, para que essa superfície cinzenta possua outro aspecto, como por exemplo, um céu ensolarado, será necessário configurá-la, mas poderia haver uma pré-configuração para que essa situação não viesse a ocorrer.

Antes que eu conclua este artigo preciso falar sobre a presença da “luz do sol” e as sombras geradas a partir da volumetria do projeto. Na primeira imagem não há sua presença porque a função “mostrar sombras” estava desativada quando gerei a imagem do SketchUp. Já a imagem renderizada gerou automaticamente a percepção visual de luz e sombra, tornando a imagem visualmente ainda mais realista, no entanto a luz e a sombra poderia ser mais suave.

Conclusão


Como foi mostrado ao longo deste artigo há nas duas imagens vários detalhes que poderiam ser melhorados, principalmente com relação a imagem renderizada.

Dentre os detalhes descritos poderia haver melhoria nas cores presentes na imagem renderizada e poderia haver melhoria também nas texturas existentes tanto no SketchUp como no V-ray.

Com relação a forma, ao meu ver, não seria necessário haver nenhuma modificação pelo que eu observei.

Já as linhas presentes no projeto mostradas na primeira imagem seria superinteressante se fosse possível determinar qual linha deveria ser mostradas ou não na renderização.

Por fim, com relação ao campo visual seria interessante se houvesse uma pré-configuração tanto para representar um céu ensolarado como uma noite estrelada, por exemplo. Dessa forma poderia haver a anulação do fundo cinzento, tornando a representação gráfica do projeto melhor.

Comentários