O que Deve Conter em um Projeto Arquitetônico?


Saber o que deve conter em um projeto arquitetônico pode parecer algo simples, mas no dia a dia você perceberá o quanto esta simples informação será imensamente importante tanto durante a fase de planejamento como durante a fase de criação de cada um dos itens que compõe o projeto arquitetônico. 


Para te ajudar resolvi fazer um vídeo detalhado mostrando o que deve conter em um projeto arquitetônico. Confira o vídeo abaixo:


Agora que você viu o vídeo, que tal inscrever-se no canal?


Para complementar o conteúdo do vídeo resolvi te mostrar também em que ordem você deve reuni cada item do projeto arquitetônico em sua prancha. Para isso, criei uma pequena lista, veja: 

1Planta de Situação e Locação – Este é o primeiro item do projeto arquitetônico e nele deve haver a indicação das dimensões do terreno, os nomes das ruas, próximo ao terreno, a indicação do norte do terreno, a marcação da topografia tanto de terreno como da região onde ele se encontra entre outras informações pertinentes. 

2Planta de Coberta – Neste item deve haver a indicação do tipo de telhado e suas respectivas inclinações, a indicação da caixa d’água, indicação dos rufos entre outros detalhes que compõe o telhado projetado. 

3Planta Baixa – Neste item você irá representar os espaços e os elementos existentes em seu projeto que estão distribuídos horizontalmente. Caso seu projeto possua mais de um pavimento, será necessário também representá-lo, no entanto, se ele for igual e houver vários deles somente é necessário representar um deles e nomeá-lo como pavimento tipo. 

4Cortes – Neste item você irá representar os espaços e os elementos existentes em seu projeto que estão distribuídos verticalmente indicado pela linha de corte. Neste caso, o recomendado é que você desenvolva no mínimo dois cortes (um longitudinal e um transversal), passando obrigatoriamente pelas áreas molhadas (banheiros, cozinha e varanda) e também pela escada. 

5Fachadas – Neste item você irá representar somente os elementos que compõe as fachadas do seu projeto, além disso, será necessário também indicar os tipos de materiais que compor a fachada. Neste caso, você pode desenvolver no mínimo 2 fachadas, mas o recomendado é desenvolver 4 fachadas. 

6Carimbo – Além dos itens acima é necessário haver o carimbo contendo as escalas utilizadas no projeto, o nome da empresa, a data que foi criado o projeto, as áreas correspondentes ao projeto e também ao terreno, nome do cliente entre outras informações pertinentes ao projeto desenvolvido. 

7Espaço para Especificações - Não se esqueça do espaço reservado acimado do carimbo. Neste espaço você utilizará para especificar as diversas informações relacionadas ao seu projeto. Portanto se não tiver nada para colocar neste espaço ele deve permanecer vazio. 

Para finalizar gostaria de saber o que você achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima.


Comentários

Postar um comentário