O que é Carta Solar?


Você já ouviu falar no termo carta solar. Se sua resposta foi negativa, não se preocupe. Neste artigo irei te explicar o que é uma carta solar e também mostrarei alguns exemplos. Se esse tema realmente lhe interessa, recomendo que continue lendo este artigo. 


Carta Solar 


A carta solar é um instrumento cartográfico que representa uma determinada região (cidade). Normalmente a carta solar é utilizada pelo arquiteto durante seu processo criativo. Através dela, ele pode analisar a trajetória solar durante o ano em diferentes horários. Com essas informações ele pode planejar e criar diferentes tipos de projeção solar (brises). Com isso, ele pode proteger um determinado ambiente, do sol, em diferentes horários e estações do ano. 

Confira, abaixo, a carta solar de Porto Alegre e também de Maceió. Observe atentamente as duas cartas e verifique tanto suas semelhantes como suas diferenças.

Carta Solar de Porto Alegre

Carta Solar de Maceió

As imagens acima foram retiradas do software chamado Analysis Sol-Ar criado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Em breve mostrarei para você como esta ferramenta funciona. 

Para que você tenha uma melhor compreensão sobre o que é carta solar, decidir criar um vídeo. Veja, agora, o vídeo abaixo.


Este artigo é uma introdução extremamente simples sobre o tema carta solar. A partir dos próximos artigos você terá uma melhor compreensão sobre o tema. Principalmente com relação a sua aplicação durante seu processo projetual. 

Caso você tenha gostado deste conteúdo, curta, compartilhe e inscreva-se no canal

Você possui outra definição para a carta solar? Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima.


Comentários