Como criar uma Componente usando o Sketch Up?


Não sei se você percebeu, mas eu costumo usar bastante o Sketch Up em meu dia a dia. Posso até dizer que o Sketch Up é uma das principais ferramentas de trabalho atualmente. Inclusive, é através dela que eu posso desenvolver a volumetria dos meus projetos arquitetônicos. Foi pensando nisso que eu resolvi criar alguns tutoriais relacionados ao Sketch Up. 


Neste artigo irei te mostrar como você pode criar uma componente usando o Sketch Up. Essa função será muito importante quando você estiver projetando os seus próprios projetos. Portanto preste bastante atenção o que será dito nos próximos parágrafos. 

Como criar uma Componente? 

Para que você possa criar uma componente, primeiro, você terá que selecionar uma volumetria que você deseja que ela se torne uma componente. 

Após a seleção, você precisará clicar com o botão direito do mouse sobre a volumetria selecionada. Ao clicar, o Sketch Up abrirá uma aba com diversas funções. Neste momento, você precisa encontrar a função criar componente. Após encontrar a função, você deverá clicar com o botão esquerdo do mouse. 

Logo após o clique na função, criar componente, o Sketch Up abrirá uma janela. Será através desta janela que você poderá configurar a componente. 


Observe que a janela aberta possui diversas funções. Porém, neste momento, você deve manter sua atenção, somente, direcionada para a função definição. As demais funções, desta janela, serão tratadas em um outro artigo. 

A função definição é o lugar onde você definirá um nome para a sua componente. É muito importante que você defina um nome para a componente. Será através deste nome que você poderá identificar facilmente a componente que você criou durante o seu processo criativo. 

No vídeo, eu mantive o nome que o próprio Sketch Up me forneceu. Mas, no seu caso, eu recomendo que você crie um nome que identifique o objeto que você esteja criando. 

Por exemplo: 

Se você estiver criando uma porta, no campo definição, você pode definir a componente como: Porta 1. Assim ficará fácil de identificar que a componente, Porta 1, é uma porta e é a primeira que você desenvolveu em seu projeto. 

Após definir o nome para a sua componente, você precisará clicar no botão, criar, que está localizado na parte inferior da janela. Logo após o clique no botão, criar, a sua componente será criada. 


Se você seguir o passo a passo descrito acima, você conseguirá criar uma componente facilmente. Porém para te dá mais detalhes sobre as etapas de criação da componente, eu recomendo que confira, agora, o vídeo abaixo:


Você gostou do conteúdo? Então, curta, compartilhe e inscreva-se no canal. 

Você tem alguma dúvida sobre o assunto tratado neste artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima.


Comentários