Perdendo o Medo de Gravar Vídeo


Com o objetivo de tornar meu processo criativo dos meus vídeos mais natural eu resolvi começar a gravar mais vídeo para o canal. Minha primeira iniciativa para que isso ocorra começou com o vídeo intitulado: gravando vídeo sem roteiro! Se você ainda não viu este vídeo, recomendo que faça isso imediatamente. 


Seguindo o mesmo formato usado no vídeo anterior, eu decidi falar neste vídeo sobre meu medo de gravar vídeo. Esse tema surgiu depois que vi um vídeo do Geronimo Theml onde ele fala sobre o tema medo e como ele influencia nossas atividades diárias. 

Uma das coisas que me marcou ao ver o vídeo do Geronimo Theml foi o fato de que nós temos normalmente medo do medo. Ficou confuso? Não se preocupe. Vou explicar melhor. 

Normalmente, nossos medos não estão relacionados ao assunto primário, mas na verdade estão relacionados a algo secundário. 

Por exemplo: 

Eu tenho medo de dentista. E quem não tem. Não é verdade? Até o Felipe Neto tem. Hahaha. Parece brincadeira, mas é verdade. 

Porém há vários motivos para eu ter medo de dentista. Mas posso dizer que meu medo não está relacionado ao dentista em si. Ele não tem culpa disso. Caso você não tenha entendido, o dentista estaria relacionado ao medo primário. 

Porém, meu medo secundário está relacionado na verdade aos procedimentos que o dentista pode usar para cuidar dos meus dentes. Na verdade meu medo é ainda mais profundo que isso. Eu normalmente fico preocupado com as decisões equivocada que ele pode ter durante o tratamento. 

Quando um dentista decide extrair um dente, ao meu ver, o dente está terrivelmente ruim. Isso quer dizer que o dentista não pode corrigir as falhas existentes no dente. Porém há dentista que extrai o dente mesmo que ele esteja em bom estado. Aqui está meu maior medo. Pelo menos parte dele. 

Por isso, busco sempre ter uma segunda ou terceira opinião antes de sair adotando qualquer procedimento médico. 

Falo também ao longo do vídeo como eu faço para contornar meus medos. No caso, eu explico que quando estou com medo de algo, mas ainda assim preciso fazer, busco fazê-lo de outra maneira. 


Por exemplo: 

Se eu preciso gravar um vídeo, mas estou com medo ou inseguro com relação ao tema, eu busco algo secundário, como escrever, para poder representar as minhas ideias. Se escrever não for o suficiente, eu começarei a desenhar para poder registrar os meus pensamentos. O importante aqui é enfrentar o medo ou a insegurança de alguma maneira. 

Ter medo não é ruim. Tenha isso em mente. Ruim na verdade é permitir que ele controle sua vida e as suas decisões diárias. 

Se você está com medo, vá com medo mesmo assim. 

Ter medo é algo essencial em nossa composição, mas não é algo exclusivo da raça humana. Não sei se você já percebeu, mas até os animais tem medo. 

O medo tem como função nos proteger. Pelo menos, podemos prevenir que algo desastroso ocorra por causa dele. Se não fosse o medo, a humanidade já poderia ter sido extinta a muito tempo. Mas foi a partir do medo que também houve grandes avanços tecnológicos. 

O medo não está relacionado a algo físico, mas sim a algo abstrato e até desconhecido. Quando conseguimos compreender de onde vem nossos medos, eles podem se tornar até insignificantes. Mas dificilmente deixará de existir. 

Se em algum momento da sua vida você deixar de ter medo de algo repentinamente, tenha certeza que há algo errado. Recomendo que a partir deste momento redobre sua atenção. O medo nos deixa alerta. Não ter medo pode nos deixar desatentos. Isso pode gerar grandes problemas. 

Mesmo o medo sendo algo extremamente importante, não deixe que ele te impeça de fazer algo que você queira fazer. Se você quer fazer algo, e você sabe que ele não irá lhe prejudicar, recomendo que faça, mesmo com medo. 

Todas as pessoas tem medo. Até um ator pode ter medo de palco. Mas isso não o impede de subir no palco e se apresentar. Em sua apresentação, pode ocorrer diversos imprevistos, mas o que importa é está preparado e disposto a enfrentá-los. 

Caso você não esteja preparado, não pare. Recomendo que continue fazendo o que você está fazendo. Você encontrará algo ao longo do seu caminho que irá lhe ajudar a corrigir as falhas cometidas. Eu garanto. 

Lembra que eu falei que eu tenho medo de gravar vídeo? Então, o vídeo de hoje, foi mais uma tática usada por mim para tornar este medo insignificante. 

Meu objetivo é muito maior que os meus medos. E digo mais, eu sou o único juiz que avalia o meu conteúdo. Portanto eu decido o que vai ser publicado. Então se eu não gostar do resultado final do meu vídeo eu simplesmente pressiono o botão delete e gravo novamente. Mais simples que isso não há. 

Portanto, faça como eu estou fazendo. Pegue uma câmera e comece a gravar sobre o que você tem medo. Depois compartilhe. 

A vida é curta demais para viver com medo. Você concorda? 


Veja, agora, o vídeo abaixo:


Gostou do conteúdo deste artigo? Então curta, compartilhe e inscreva-se no canal

Qual seu maior medo? E o que você está fazendo para superá-lo? Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima.


Comentários