Design Gráfico - Tipos de Tipografia

Design Gráfico - Tipos de Tipografia

Antes de iniciar a criação de um projeto gráfico, devemos decidir algumas diretrizes que poderão nortear todo o nosso processo criativo. Dentre as diversas diretrizes possíveis temos a tipografia. Que, a meu ver, é a mais importante delas. 


Como as fontes tipográficas são muito importantes, eu resolvi te mostrar, neste artigo, os tipos de tipografia que você pode usar em seus projetos gráficos. 

Tipos de Tipografia


Design Gráfico - Tipos de Tipografia

Normalmente a tipografia é classificada a partir de sua forma gráfica. Por isso, que há várias fontes tipográficas que podemos usar na composição dos nossos projetos. Porém, neste artigo, eu irei te mostrar, somente, 4 tipos tipográficos que você pode aplicar imediatamente em seus projetos. 

Tipografia com Serifa – Serif


As fontes tipográficas com serifa além de ser uma tipografia tradicional ela possui pequenos alongamentos e traços nas extremidades das letras. Normalmente, este tipo de tipografia é usada em textos mais longos como em jornais, livros e revistas. Além disso, este tipo de fonte permite maior conforto ao leitor e transmite a ele segurança. 

Exemplos de fontes tipográficas com serifa: Times New Roman, Georgia e Garamond. 

Tipografia sem Serifa - Sans Serif


As fontes tipográficas sem serifa são bastante simples, ao ponto que não possuem nenhum alongamento e nem traços nas extremidades das suas letras. Normalmente, esta fonte tipográfica é usada em textos curtos como em sites e blogs devido a sua neutralidade ou minimalismo gráfico. Desta forma, a leitura digital será fluida e natural. 

Exemplos de fontes tipográficas sem serifa: Arial, Corbel, Verdana. 

Tipografia Manuscrita – Script


As fontes tipográficas manuscritas é bastante sinuosa, elegante e sedutora. Sua estrutura gráfica parece ter sido desenhada e simula com muita naturalidade as letras escritas a mão. Normalmente, esta fonte tipográfica é usada na criação de convites de casamento e formatura. Porém, também podem ser usadas em títulos e assinaturas. 

Exemplos de fontes tipográficas manuscritas: Freestyle Script, Mistral, Pristina. 

Tipografia Decorativa – Display


As fontes decorativas são mais artísticas, casuais e divertidas. Em alguns casos, pode haver símbolos e figuras no lugar das letras tradicionais. Isso as torna totalmente diferente das fontes tipográficas mostradas anteriormente. Devido a sua estrutura gráfica, é preciso ter bastante cuidado ao usá-la em seus projetos. Porém, em alguns casos, não usá-la poderá ser fatal. Um ótimo exemplo é o logo do filme Star Wars. Imagine se ela fosse diferente. 

Exemplos de fontes tipográficas decorativas: Bauhaus 93, Even Stevens, Highlander 

Se você gostou do conteúdo deste artigo, então curta, compartilhe e inscreva-se no canal. Recomendo que siga também as minhas redes sociais

Você quer saber mais sobre tipografia e como você pode usá-las em seus projetos gráficos? Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima.


Comentários