Processo Projetual: Como criar um Programa Arquitetônico?

Processo Projetual: Como criar um Programa Arquitetônico?

O programa arquitetônico é uma das ferramentas mais usadas pelo arquiteto durante o seu processo projetual. Através do programa arquitetônico, será possível descrever uma série de informações pertinentes relacionadas ao projeto que será idealizado. Desta forma o arquiteto, poderá conhecer claramente que tipo de projeto o cliente pretende construir. 


Como a criação de um programa arquitetônico é fundamental para que seja possível a elaboração de um projeto arquitetônico, eu resolvi te mostrar como você pode criar um programa arquitetônico para que você possa implementar em seu processo projetual. 

Como você pode Criar um Programa Arquitetônico?

Programa Arquitetônico - Modelo

A criação de um programa arquitetônico é bem simples. É tão simples que você pode criar o seu programa arquitetônico usando somente um lápis e uma folha de papel em branco. Porém, para tornar os cálculos mais ágeis, eu recomendo que você use o Excel. Inclusive eu usei o Excel para poder criar o programa arquitetônico que será mostrado neste artigo. 

Programa Arquitetônico - Lista de Ambientes

Para que você possa iniciar a criação do seu programa arquitetônico você deve listar primeiramente todos os ambientes que irão compor o seu projeto. 

Caso você não conheça todos os ambientes que irão compor o seu projeto, liste somente os ambientes que você conhece. Depois você poderá acrescentar os outros ambientes a sua lista. Porém mesmo podendo acrescentar novos itens posteriormente, eu recomendo que você só comece a desenvolver o seu projeto quando tiver o programa arquitetônico finalizado. 

O programa arquitetônico deve ser criado em colaboração com o cliente. Portanto você só deve marcar como concluída esta etapa quando você e seu cliente não tiverem nada mais a acrescentar ou tirar do programa arquitetônico. 

A lista mostrada na imagem acima já está formatada, porém neste momento você não precisa fazer assim. Só faça desta forma, caso o seu arquivo já esteja pré-formatado. 

Caso você decida fazer sua lista em uma folha de papel, você deve listar todos os ambientes de forma livremente. Porém recomendo que depois use o Excel para documentar as informações descrita em seu programa arquitetônico feito a mão. 

Programa Arquitetônico - Quantidade de Ambientes

Depois que você tiver listado todos os itens que irá compor o seu projeto, você deve determinar a quantidade de cada ambiente que haverá em seu projeto. 

Como você pode ver na imagem acima, todos os ambientes mostrados na imagem contém somente o valor 1. Isso quer dizer que o projeto terá somente 1 único ambiente. Porém, se você observar o programa arquitetônico como um todo você verá que o item quarto possui o valor 2. Isso quer dizer que o projeto terá 2 quartos. 

Programa Arquitetônico - Dimensões dos Ambientes

Após determinar a quantidade que haverá de cada ambiente, você deve determinar as dimensões mínimas que cada ambiente deverá ter. Todas as dimensões descritas devem está em metro. 

Como você pode ver na imagem acima, o preenchimento é bem simples. Eu simplesmente coloquei os valores correspondentes a largura e o cumprimento de cada ambiente. 

Para a sala de estar, por exemplo, eu determinei o valor de 3 m x 3 m. Já para o banheiro social eu decidi usar um banheiro quadrado medindo 2 m x 2 m. Essas dimensões podem ser alteradas posteriormente. Caso seja necessário. 

Programa Arquitetônico - Setorização dos Ambientes

Depois de passar por todas as etapas anteriores, você precisará, organizar cada informação dentro de um setor. 

Organizar por setor? Como assim? 

Essa ideia de setorização que há no programa arquitetônico deriva da organização espacial que há em grandes empresas. Porém mesmo tendo origem em projetos comerciais, ela se aplica perfeitamente, mesmo em um projeto residencial. 

Na imagem a cima, você pode ver o setor social e seus respectivos ambientes. Porém se você observar o programa arquitetônico como um todo, você verá que este projeto possui 3 setores: setor íntimo, setor social e setor de serviços. Porém cada projeto possui suas próprias características e isso pode gerar uma infinidade de setorização. 

Programa Arquitetônico - Área Mínima de cada Ambiente

A partir de agora eu irei te mostrar alguns procedimentos do programa arquitetônico que requer cálculo. Mas não se preocupe. Nenhum dos procedimentos que eu irei te mostrar requer um nível extraordinário em cálculo para sua execução. Porém é preciso bastante atenção para que os cálculos sejam executados corretamente. 

Agora que você tem isso em mente, eu acredito que ficará ainda mais fácil de entender o que eu irei te explicar adiante. 

Após ter preenchido todos os itens anteriores, você verá que será muito mais fácil de preencher as demais informações que compõe o programa arquitetônico, mesmo que haja alguns procedimentos matemáticos envolvidos. 

Na coluna correspondente a área mínima você deve preencher a coluna com as respectivas áreas mínimas de cada ambiente. Para isso, você usará as dimensões que você determinou anteriormente. 

No meu caso, por exemplo, eu determinei que a sala de estar deve ter no mínimo 3 m de largura e 3 m de comprimento. Com isso eu pude determinar a área mínima do meu ambiente. Para obter a área mínima do ambiente eu simplesmente multipliquei 3 x 3. Com isso, eu obtive o valor de 9 m². Faça isso com todos os ambientes que compõe o seu programa arquitetônico. 

Programa Arquitetônico - Área Mínima Total de cada Setor

Depois que você tiver concluído o preenchimento da coluna referente a área mínima de cada ambiente, você precisará determinar a área total de cada setor. 

Para que você possa fazer isso, você precisará multiplicar a área mínima de cada ambiente pela quantidade respectiva de cada ambiente. Somente depois você poderá somar todos eles. Parece complicado, mas não é. Se você fizer o programa arquitetônico no Excel ficará ainda mais simples os cálculos. Eu garanto. 

Para que eu pudesse determinar, por exemplo, a área total do setor íntimo eu precisei fazer o seguinte: 

Primeiro peguei a área mínima do quarto e multipliquei por sua quantidade. No caso os valores foram os seguintes: 9 m² x 2. Após a multiplicação eu obtive o valor de 18 m². 

Realizei os mesmos procedimentos com a suíte. No caso eu multipliquei 25 m² x 1. Neste caso, eu obtive o valor de 25 m². 

Com as áreas mínimas totais de cada ambiente determinadas, eu precisei somente somá-las. Então, após a soma de 18 mais 25 eu obtive o valor de 43 m². Este valor corresponde a área total do setor íntimo. Estes mesmos procedimentos devem ser aplicados aos demais setores. 

Se você chegou até aqui quer dizer que você está indo muito bem. Mas os cálculos ainda não acabaram. Mas os próximos cálculos serão mais simples que o anterior. 

Programa Arquitetônico - 30% correspondente as Área de Parede e Circulação de Cada Setor

Na etapa anterior como você pôde ver eu acabei determinando o valor total do setor social. Certo? Agora você precisará determinar quanto é 30% referente a área total de cada setor. O valor referente aos 30% que você encontrará corresponde ao espaço ocupado pelas paredes e pelos espaços de circulação que dão acesso a cada ambiente. Este valor é fixo, portanto, você não deve modificá-lo. 

Com relação ao setor social, por exemplo, eu obtive o valor de 8,4 m². Para poder obter este valor eu simplesmente multipliquei o valor correspondente a área total do setor que no caso seria 28 m² por 0,3 que corresponde a 30%. Após o cálculo eu obtive o valor de 8,4 m². Esse mesmo procedimento deve ser aplicado aos demais setores do programa arquitetônico. 

Programa Arquitetônico - Área de Construção Total de cada Setor

Agora que você já tem o valor da área total de cada setor e os valores correspondentes aos 30% com relação a circulação e as paredes de cada setor, você deve simplesmente somar os dois valores. 

No caso do setor social eu somei 28 m² com 8,4 m², gerando assim 36,4 m². Este valor que foi gerado corresponde a área de construção do setor social. Você deve fazer o mesmo cálculo para os demais setores do seu programa arquitetônico. 

Programa Arquitetônico - Área de Construção Total do Projeto a ser Idealizado

Após obter a área construída de cada setor, você precisará finalmente somar cada resultado. Ao fazer isso, você obterá o valor correspondente a área construída total do seu projeto arquitetônico. 

No meu caso, por exemplo, eu simplesmente somei os seguintes valores para obter a área de construção total: 55,9 m², 36,4 m² e 27,3 m². Após a soma dos três valores eu obtive o valor correspondente a 119,6 m². 

Se você tiver realizado os cálculos corretamente você terá com exatidão a área que precisará para desenvolver seu projeto. 

Mas tenha em mente que esta área obtida é a área mínima necessária para a realização do projeto. Isso quer dizer que qualquer alteração nas dimensões poderá alterar totalmente a área final do seu projeto arquitetônico. 


Para complementar seu aprendizado recomendo que confira o vídeo abaixo:


Caso você tenha gostado do conteúdo deste artigo, então curta, compartilhe e inscreva-se no canal

Você teve alguma dificuldade para entender minha explicação sobre como você pode criar um programa arquitetônico? Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima.


Comentários