Projeto Casa Ribas criado pelo Estúdio MRGB

Projeto Casa Ribas criado pelo Estúdio MRGB - Vista Frontal

Você gosta de projetos arquitetônicos onde seus ambientes são integrados? Caso sua resposta tenha sido positiva, tenho certeza que você vai gostar do projeto que eu irei te mostrar neste artigo.


O projeto Casa Ribas foi idealizado pela equipe de arquitetos do Estúdio MRGB. Porém, houve diversos outros profissionais envolvidos na criação deste projeto. 

O projeto é de 2014, mas sua construção se deu entre 2015 e 2018. 

O terreno possui 800 m² e está localizado a cerca de 20 km do centro do plano piloto de Brasília. A área construída resultante do projeto arquitetônico é de 750 m². 

O projeto da casa ribas possui uma forma plástica bem simples, mas isso não é necessariamente algo ruim.

Projeto Casa Ribas criado pelo Estúdio MRGB - Elementos Estruturais em Concreto

O projeto possui elementos estruturais em concreto que serve de apoio para as lajes e os vigamentos metálicos. O uso destes elementos estruturais gerou diversos espaços livres e integrados no projeto. 

Projeto Casa Ribas criado pelo Estúdio MRGB - Planta Baixo do Pavimento Térrero

Na parte térrea temos: garagem para 3 carros, sala de estar, sala de jantar, duas cozinhas, sendo uma delas integrada a sala de estar e jantar, banheiro de serviço, área de serviço, academia, sala de TV e um pátio central contendo uma piscina.

Projeto Casa Ribas criado pelo Estúdio MRGB - Planta Baixa do Primeiro Pavimento

Já na parte superior temos 4 suítes, sendo uma delas uma suíte máster, 1 banheiro social, 1 hall, um jardim e mais uma sala de TV. Todos os ambientes, menos o banheiro social tem vista privilegiada para o pátio central. 

Projeto Casa Ribas criado pelo Estúdio MRGB - Ambiente Integrado e com Boa Iluminação e Ventilação

Devido a existência do pátio central, grande parte dos ambientes da casa possuem tanto boa ventilação quanto iluminação natural. 

Projeto Casa Ribas criado pelo Estúdio MRGB - Escadas

Para ter acesso ao pavimento superior o usuário terá duas opções: o elevador e as escadas. Geralmente um projeto residencial possui somente uma escada, mas neste caso, o projeto possui duas escadas. Uma das escadas leva até a sala de TV e a suíte máster e a outra dar acesso as outras suítes da casa. Porém, após ter acesso ao pavimento superior o usuário poderá acessar todos os cômodos superiores livremente através de um hall que foi projetado paralelo a escada. 

Projeto Casa Ribas criado pelo Estúdio MRGB - Corte Longitudinal A

Através do corte longitudinal “a”, você verá que a piscina possui diferentes alturas. Verá também que a sala de TV do térreo está situado a um nível abaixo do nível normal da casa. Também é possível ver que a casa está levemente abaixo do nível da rua. E por fim você verá também que o banheiro superior possui uma espécie de claraboia. 

Projeto Casa Ribas criado pelo Estúdio MRGB - Cortes Transversais B e C

Já através dos cortes transversais “b” e “c” você verá os diferentes níveis do terreno. Também será possível ver o jardim superior. E mais uma vez você verá a piscina. 

Projeto Casa Ribas criado pelo Estúdio MRGB - Planta de Coberta

Na imagem acima você pode ver a planta de coberta da casa ribas. Porém, tenha em mente, que este tipo de representação gráfica não é ideal para representar a planta de coberta. 

Projeto Casa Ribas criado pelo Estúdio MRGB - Esboço

Por fim, não menos importante temos o esboço da casa ribas realizado pelo Estúdio MRGB. O projeto ficou bem próximo do que há no esboço. 

Gostou do projeto que foi mostrado neste artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima.


Comentários