Como usar a minha Planilha Financeira?

Como usar a minha Planilha Financeira?

Você costuma registrar todos os seus ganhos e gastos diários? Espero que sua resposta tenha sido positiva. Caso tenha sido negativa, recomendo que continue lendo este artigo.


Neste artigo eu irei te mostrar como você deve usar a minha planilha financeira para registrar e controlar todos os seus gastos diários. Veja abaixo como você deve usar a minha planilha financeira.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Na imagem acima você pode ver como a minha planilha financeira está estruturada. Parece muito complexa, mas não se preocupe. Grande parte das informações contidas na planilha serão geradas automaticamente.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Para começar a usar a planilha financeira, recomendo que você saiba previamente quanto dinheiro você tem atualmente. Se você não sabe recomendo que tire um tempo para poder obter esta informação. Ela será crucial para que a planilha financeira funcione corretamente. Quando você tiver as informações, você poderá começar a preencher a planilha.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Para começar escreva o dia em que você obteve a informação sobre a quantidade de dinheiro que você possui. Esta informação é importante.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Depois você precisa criar uma descrição. Como esta planilha possui um único campo você pode colocar, por exemplo, DINHEIRO TOTAL. Mas no meu caso eu coloquei o nome do banco onde está o dinheiro.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Após criar a descrição, você precisa colocar a quantidade total de dinheiro que você possui atualmente. Feito isso, agora, você pode começar a inserir seus ganhos e gastos na planilha. Veja abaixo como você poderá fazer isso.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Aqui está os campos onde você deverá inserir as informações diárias com relação aos seus ganhos e gastos. As demais informações contidas na planilha serão geradas automaticamente após o preenchimento destes campos.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Como a planilha tem como foco o controle financeiro diário, você precisa sempre colocar a data referente ao dia em que você ganhou ou gastou. Não se esqueça de fazer isso. A data referente a cada ação realizada te dará uma visão geral do fluxo de caixa de cada mês. Isso te ajudará a identificar onde você deve diminuir ou aumentar os gastos.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Recomendo que também crie uma descrição para cada ação realizada. Não importa o tipo. O importante é registrar. Com o tempo esta descrição poderá ser muito útil para você. Portanto crie uma descrição que possa ser replicada. Por exemplo: Se você colocou gasolina no seu carro, você pode colocar na descrição o termo, GASOLINA. Esse termo pode ser usado várias vezes. Isso ajudará na classificação do tipo de gasto que você teve ao longo do mês.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Após criar a descrição você precisa determinar se a atividade que você realizou teve como finalidade um ganho ou um gasto. Se você ganhou algum dinheiro você deve colocar o valor na coluna, RECEBIDO. Caso contrário você deve colocar na coluna, GASTO. Geralmente ao preencher uma planilha financeira é necessário colocar o sinal de mais para os ganhos e menos para os gastos, mas na minha planilha isso não é necessário. Outro detalha que você deve prestar atenção é que cada atividade realizada por você deve ser preenchida de forma independente dentro da planilha. Isso quer dizer que se você realizar vários gastos distintos durante o dia você deve preencher cada um deles. Isso se aplica também aos ganhos. Quanto mais detalhado for o seu controle financeiro, mas fácil será identificar onde você está desperdiçando seu dinheiro.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Na imagem acima você pode ver as colunas referente aos RECEBIDOS e GASTOS TOTAIS. Estas duas colunas irão gerar seus respectivos valores a partir do que está preenchido nas colunas, RECEBIDO e GASTO, mostradas anteriormente.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Na imagem acima você pode ver na prática como ocorre o preenchimento automático. Inicialmente como não houve um ganho a planilha preencheu com um traço. Porém a partir do primeiro valor recebido a planilha começou a preencher seus respectivos valores automaticamente. Após o primeiro valor inserido, caso não haja nenhum valor inserido novamente a coluna RECEBIDO TOTAL irá repetir o valor até que algo mude. Neste caso a planilha irá somar o valor anterior com o valor atual.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Este mesmo processo ocorre na coluna GASTO TOTAL como você pode ver na imagem acima.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Geralmente as planilhas financeiras encontradas na internet possui gráficos complexos. Mas esta planilha aqui não é bem assim. Como você pode ver na imagem acima, há 3 campos: fluxo de caixa, saldo total e patrimônio total. Estes valores também são gerados automaticamente. Portanto não se preocupe com eles. Porém eles podem te ajudar a entender graficamente como anda as suas finanças.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Na coluna FLUXO DE CAIXA, você verá graficamente como estão sendo suas movimentações financeiras. Geralmente você verá mais vermelho que verde nesta coluna. Porém é importante ter em mente que os valores em verde precisam ser maiores que os vermelhos. Fique atento a isso.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Já na coluna SALDO TOTAL você verá seu saldo diário. O SALDO TOTAL é gerado a partir da subtração entre os RECEBIDOS TOTAIS e os GASTOS TOTAIS. O valor do SALDO TOTAL pode variar conforme seus ganhos e gastos diários. Na imagem acima você pode ver que o saldo inicial é de R$ 1000 negativo. Porém conforme o tempo foi passando houve alguns ganhos expressivos que fizeram o SALDO TOTAL ficar positivo. Recomendo que mantenha este SALDO TOTAL sempre positivo. Inicialmente é normal ele ficar negativo, mas conforme o tempo for passando ele ficará positivo.

Como usar a minha Planilha Financeira?

Por fim temos a coluna relacionada ao PATRIMÔNIO TOTAL. Nesta coluna você verá o valor correspondente ao dinheiro acumulado por você até o momento. Conforme você for recebendo ou gastando, o valor do PATRIMÔNIO TOTAL irá mudar. No gráfico há um valor patrimonial negativo isso não pode acontecer. Caso isso ocorra em algum momento da sua vida quer dizer que você está devendo dinheiro para alguém e não pode pagar. Isso não é um bom sinal. O ideal é que os valores referente ao PATRIMÔNIO TOTAL seja sempre positivo e crescente.

Se você chegou até aqui, quer dizer que você já sabe como a minha planilha financeira funciona. Caso você queira adquirir um exemplar da minha planilha financeira, basta clicar em QUERO COMPRAR.

O que você achou das funcionalidades da minha planilha financeira? Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima.


Comentários