O Processo Projetual da minha Primeira Bicicleta 3D

O Processo Projetual da minha Primeira Bicicleta 3D

Inicialmente eu estava com a ideia de gravar um vídeo detalhado para te mostrar todo o processo projetual que eu iria usar durante a criação de uma Bicicleta 3D no SketchUp. No entanto na hora de gravar o vídeo eu terminei desistindo. Um dos motivos que me fez desistir é que o processo projetual desta volumetria poderia ser muito longo. Esse na verdade foi o motivo mais forte para eu desistir da gravação. Porém mesmo não tendo gravado o vídeo eu ainda posso te contar como foi o processo projetual da bicicleta 3D.


Boa parte das volumetrias que eu desenvolvo são criadas a partir de algumas referências que eu pesquisei tanto previamente quanto durante o processo projetual da volumetria. O processo projetual da bicicleta 3D não foi diferente.

Para começar o processo projetual da bicicleta 3D eu resolvi realizar uma pesquisa rápida para ver o que eu poderia encontrar sobre o tema. Após encontrar algumas referências visuais eu decidi testar para ver como ficaria o primeiro esboço. Durante o teste inicial o esboço passou por algumas mudanças até ficar aceitável.

Após a criação do esboço inicial eu resolvi começar a criar a volumetria da bicicleta. Nesta etapa eu criei uma bicicleta quadradona. Para não dizer que eu fiz tudo quadrado, as rodas nesta etapa já foram criadas redondas.

Enquanto eu estava criando a bicicleta quadradona eu percebi que eu teria que fazer uma pesquisa complementar para entender melhor sobre a volumetria de uma bicicleta. As vezes o que sabemos de um determinado objeto não é suficiente para criar algo que seja minimamente semelhante ao objeto real.

Durante esta nova pesquisa eu busquei observar como é realmente o formato do quadro de uma bicicleta e como cada peça se encaixa no quadro. Essa nova pesquisa foi crucial para que a volumetria da bicicleta tivesse uma forma estética mais realista.

Após concluir a pesquisa eu decidi descartar a volumetria que eu tinha criado antes e resolvi criar uma nova volumetria 3D da bicicleta. Agora eu poderia criar a bicicleta 3D sem as falhas que eu havia cometido inicialmente.

Para recomeçar o processo projetual eu resolvi começar criando um retângulo que serviria de base para criar toda a volumetria da bicicleta 3D. Depois, dentro do retângulo eu criei o esboço aprimorado da bicicleta.

Com o novo esboço pronto eu resolvi criar novamente algumas volumetrias quadradas para ver se desta vez a volumetria final poderia ficar do jeito que eu estava imaginando.

Após criar algumas volumetrias quadradas, eu percebi que a volumetria, mesmo não concluída, tinha ficado muito melhor que a primeira volumetria que eu havia criado. Então, olhando fixamente para as volumetrias eu decidi que a partir deste momento eu iria substituir as volumetrias quadradas por volumetrias cilíndricas.

Durante o processo de aprimoramento eu mudei de ideia com relação a substituição e isso resultou na permanência de algumas volumetrias quadradas. Porém, como houve algumas volumetrias que eu deixei para criar somente durante o aprimoramento elas já foram criadas desde o início de forma cilíndrica.

Após a finalização da criação do quadro da bicicleta eu resolvi criar as rodas dentadas, a corrente e os pedais. Cada item criado neste momento se encaixou perfeitamente. Eu poderia ter feito a roda dentada de outra forma. Porém eu deixei este aprimoramento para ser realizado no futuro.

Depois eu resolvi aprimorar os itens que compõe a roda. Criei o pneu de uma outra maneira, criei novos raios para a roda e melhorei o eixo central.

Para finalizar a criação volumétrica da bicicleta 3D eu resolvi criar finalmente a sela da bicicleta. Para criar a sela da bicicleta eu precisei criar um trapésio como base e a partir dele eu pude criar outras formas até gerar a forma final da sela.

Após concluir todas as etapas de criação da bicicleta 3D eu resolvi fazer uma limpeza para eliminar as linhas e as volumetrias que poderiam está atrapalhando.

Ao finalizar a limpeza eu decidi pintar a bicicleta 3D com cores que pudesse valorizar a volumetria que eu havia criado. Esta foi a última etapa do meu processo projetual da bicicleta 3D.

Caso você queira baixar a volumetria final da bicicleta 3D, basta acessar a Biblioteca 3D do Arquiteto Versátil.

Se você gostou do conteúdo do artigo de hoje, curta, compartilhe e inscreva-se no Canal do Telegram.

O que você faria diferente se você fosse criar uma bicicleta 3D? Deixe sua opinião nos comentários.

Até a próxima.


Comentários