Eu já publiquei alguns artigos aqui no blog sobre o tema portfólio. Se você deseja aprender mais sobre este tema, recomendo que você dê uma olhada nos artigos publicados anteriormente. Mas só faça isso após concluir a leitura deste artigo.
Neste artigo eu vou te mostrar o que deve ter no seu portfólio para que você possa atrair mais clientes para você.
Veja abaixo os itens que você deve criar no seu portfólio.
Capa
Esta página, a meu ver, é a mais importante do seu portfólio. Ela pode não conter a informação mais importante do seu portfólio, mas ela poderá atrair ou afastar o seu futuro cliente desde o primeiro momento. Portanto, crie uma capa para o seu portfólio que seja criativa e atraente para o seu futuro cliente.
Para criar esta página você não precisa criar algo fora do normal. Mesmo uma capa simples com o nome: Portfólio de Arquitetura, por exemplo, pode ser criativa e atraente para o seu futuro cliente. Mas para que isso seja possível ela precisa está alinhada com o objetivo do seu portfólio.
O que eu quero dizer com isso é o seguinte:
A capa do seu portfólio precisa ter uma fonte tipográfica atraente, cores que possa identificar a sua marca e se for possível, recomendo que adicione uma imagem que possa elevar o design da sua capa.
Após criar a capa do seu portfólio use o mesmo padrão criativo nas próximas páginas do seu portfólio.
Sumário
No sumário do seu portfólio você irá mostrar de forma objetiva o que será mostrado no seu portfólio. Quanto mais simples for esta página melhor ela será. No entanto, você também pode criar um sumário super criativo. Isso também funciona.
Se você deseja criar um sumário super criativo para o seu portfólio, recomendo que veja os sumários que são usados em algumas revistas. Há muitos exemplos de sumários criativos na internet que você poderá analisar para poder se inspirar. A partir dessas referências, você poderá criar um sumário personalizado para o seu portfólio.
Sobre o Profissional ou a Empresa
Nesta página de sobre, você terá que descrever quem é você, seja você uma empresa ou um profissional.
Nesta página você deve descrever as informações de forma objetiva. Quanto mais objetivo for as informações contidas nesta página, mais fácil será para que o seu futuro cliente possa conhecê-lo.
Se o portfólio que você está criando é para uma empresa é muito importante descrever nesta página a missão, a visão e os valores que ela possui.
Se você está criando um portfólio profissional é muito importante mostrar as suas habilidades, os softwares que você domina e as suas experiências profissionais.
Introdução ou Apresentação
Nesta página você irá criar uma breve introdução para o seu portfólio.
Na introdução, você deve dizer o que será mostrado no seu portfólio e qual é o objetivo que você deseja alcançar através do seu portfólio.
Quando você for criar a introdução, não se esqueça de ser objetivo. Além disso, recomendo que você use uma linguagem simples em sua composição.
Lembre-se: se você usar muitas palavras técnicas na criação do seu portfólio você poderá afastar o seu futuro cliente. Isso com certeza não é o que você quer que aconteça.
Outro detalhe que você deve considerar na hora de criar a introdução é que ela precisa gerar curiosidade para que o cliente continue vendo o seu portfólio até o final.
Conteúdo do Portfólio
Nesta página você irá mostrar o conteúdo do seu portfólio. Geralmente você irá usar diversas páginas para poder mostrar os seus trabalhos. No entanto, você não precisa mostrar tudo o que você já fez até agora. Recomendo que você mostre somente os seus melhores trabalhos.
Normalmente, quando você escolhe que tipo de portfólio você irá criar, você também defini como você irá criar o conteúdo do seu portfólio. O que eu quero dizer com isso é que cada tipo de portfólio possui uma maneira pré-definida para você criar as páginas de conteúdo do seu portfólio.
Por exemplo:
Um portfólio de fotografia é muito diferente de um portfólio profissional de um Arquiteto.
No entanto, mesmo havendo diversas diferenças entre eles, é possível afirmar que há uma estrutura básica comum a todos eles.
Neste caso, você poderá usar os seguintes itens para compor as páginas de conteúdo do seu portfólio:
- Fotos diversas dos seus projetos;
- Desenhos e esboços que mostre o seu processo criativo;
- Textos que descrevam tanto as imagens contidas no seu portfólio como também algumas informações extras que as próprias imagens não revelam.
Nem sempre o portfólio terá os 3 formatos em sua composição.
Por exemplo:
O portfólio de fotografia geralmente tem somente fotografias nas suas páginas de conteúdo.
Quando você for desenvolver o seu portfólio, recomendo que use a sua criatividade para poder criar um portfólio personalizado para você.
Serviços ou Produtos
Nesta página você irá mostrar os serviços ou os produtos que você geralmente vende no seu dia a dia.
Você só deve criar esta página caso você queira vender algo através do seu portfólio.
Nem todo portfolio é usado para vender. Mas se for vender use esta página com maestria para poder gerar mais vendas para o seu negócio.
Geralmente para que você possa gerar mais vendas para o seu negócio é necessário criar um portfólio específico para poder alcançar este objetivo.
Um ótimo exemplo de portfólio que é usado para vender é o portfólio de produtos.
No entanto, se o seu portfólio não foi feito para vender, mas você deseja mostrar os seus serviços ou os seus produtos, recomendo que use esta página para isso.
Ao criar esta página, recomendo que você seja muito objetivo. Esta página por mais relevante que ela seja, ela poderá afastar muitos clientes. Portanto, use esta página com bastante cautela.
Mais uma vez eu preciso deixar claro para você que: você precisa aguçar a curiosidade do cliente. Não force a venda. Conduza o cliente até o seu site para que você possa conversar com ele. Durante a conversa você poderá conhecer melhor o seu cliente e a partir disso você poderá realizar a venda. Dependendo da complexidade do seu produto, este é o caminho ideal para você poder realizar uma venda através do seu portfólio.
Contato
Nesta página você irá colocar basicamente as informações de contato que o seu cliente poderá usar para entrar em contato com você.
Ao criar esta página não exagere. Seja simples e objetivo. Coloque somente o seu nome, o e-mail e o número de telefone de contato. Essas informações é mais que suficiente para que o seu cliente possa entrar em contato com você.
Se você atende fisicamente, recomendo que você adicione também o endereço da sua loja ou escritório. As vezes o seu cliente deseja conhecê-lo pessoalmente. Por isso, é muito importante ter o endereço da sua empresa descrito nesta página.
Além disso, se você tem um site também seria interessante ter o endereço dele na página de contato. Caso haja alguma falha nos demais meios de contato, o cliente ainda poderá ter o endereço do seu site para poder entrar em contato com você.
Se você gostou do conteúdo deste artigo, curta, compartilhe e inscreva-se na minha Newsletter.
Caso você queira conhecer os meus materiais e os meus cursos online, recomendo que visite a minha Loja. Além disso, se você quiser conhecer também os meus serviços de arquitetura e design, basta visitar a minha Página de Serviços.
Você está precisando de ajuda para criar o seu portfólio? Deixe sua opinião nos comentários.
Até a próxima.
Comentários
Postar um comentário