Processo Projetual: O que é Conceito e Como ele é Aplicado a Arquitetura


Se você está estudando arquitetura ou pretende estudar, irá perceber que conhecer cada detalhe sobre as etapas do processo projetual irá te ajudar imensamente durante o desenvolvimento dos seus projetos. 

Um dos itens essenciais para que você possa desenvolver um projeto com maior controle seria definir inicialmente o conceito que seu projeto deverá possuir para que ele possa transmitir aos usuários a sensação ou a percepção visual relacionada ao conceito definido inicialmente em seu processo projetual.


Possivelmente você já tem uma ideia do que seria o conceito, a partir do que eu falei acima, mas é muito importante que você veja meu mais novo vídeo do canal para poder conferir a minha definição do que seria o conceito e como ele é normalmente aplicado ao processo projetual. 

Antes de te mostrar o vídeo, preciso alertá-lo, para que você não confunda conceito com partido arquitetônico, porque eles são totalmente diferentes. 

Farei um novo vídeo para te mostrar o que seria um partido, mas enquanto não sai o vídeo você pode ver o artigo onde falo sobre o livro adoção do partido na arquitetura escrito por Laert Pereira Neves. Através deste livro você descobrirá o que seria um partido arquitetônico e como aplicá-lo em seu processo projetual. 

Agora veja o vídeo onde eu busco definir o que seria o conceito relacionado a arquitetura e como ele pode ser aplicado ao seu processo projetual relacionado a concepção do projeto arquitetônico. 



Agora que você já assistiu o vídeo, que tal inscrever-se no canal? É supersimples basta clicar no botão vermelho logo abaixo. 


Caso você queira conhecer mais sobre arquitetura e sobre o tema processo projeto, recomendo que continue acompanhando o blog e todas as redes sociais do Arquiteto Versátil. 

Para finalizar gostaria de saber se você já utilizou algum conceito para nortear seu processo projetual e como foi sua experiência ao utilizá-lo. Deixe nos comentários sua opinião.

Até a próxima.


Comentários