Primeiro Artigo: Sejam Benvindos ao Arquiteto Versátil


Olá a todos os Arquitetos e Urbanistas de Plantão e Apaixonados por Arquitetura. Sejam Benvindos ao Arquiteto Versátil. Sou Rafael Nascimento tenho 26 anos e sou aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo na UFAL - CAMPUS ARAPIRACA. Como recentemente apresentei meu TCC (trabalho de conclusão de curso), mas ainda não concluir o curso, devido à greve. Decidir criar o Arquiteto Versátil para me manter ativo e produtivo e compartilhar minhas criações, ideias e paixões com quem é tão apaixonado por Arquitetura e Versátil quanto eu.

Porque do nome Arquiteto Versátil? Tenho certeza que você está se questionando sobre isso. Na verdade, não foi fácil chegar a este nome, mesmo que pareça simples a primeira vista. Dentre as diversas possiblidades de nomes, logomarcas, tipos de fontes e cores, esta não constava em nenhuma das escolhidas criadas anteriormente. Mas para chegar a esta logomarca atual, passei meses, criando nomes, conceitos, escolhendo fontes, cores, e muito mais. Finalmente a logomarca está pronta. Desde o início tive em mente que gostaria de tratar sobre Arquitetura. Para isso, gostaria que a logomarca tivesse duas característica:

  • A primeira tinha que permitir representar um personagem seja ele, humano ou animal;
  • A segunda tinha que haver uma personalidade (característica que se destaque mais que as outras).

A primeira palavra claro que foi fácil, mas lembrando, que esta não foi à primeira escolha a ser selecionada para a logomarca. Já a segunda palavra, busquei aplicar uma característica que é bastante forte em mim. No caso, escolhi minha versatilidade. Devido ao fato de está sempre envolvido com assuntos diversos que em muitos casos me inspiram a realizar coisas diferentes. Esta personalidade versátil foi desenvolvida através da minha convivência com diversas pessoas e suas ideologias, dentre elas temos: administradores, geógrafos, urbanistas, sociólogos, filósofos, literários, fotógrafos, designer, escritores entre muitas outras pessoas, além delas, os cursos e eventos que participei também foram de grandes influenciadores para minha personalidade e pensamentos atuais que fizeram-me criar esta logomarca e o blog.

O Arquiteto Versátil foi criado para compartilhar com vocês minhas experiências relacionadas à Arquitetura através do que estou aprendendo diariamente, seja através de minhas leituras, minhas conversas, meu trabalho entre outros lugares e situações. Para isso, dividi o tema central (Arquitetura), em três temas para facilitar a comunicação semanal, correspondente a: Negócios, Projetos e Narrativas. Cada um corresponderá a um dia na semana, respectivamente: Segunda-feira, Quarta-feira e Sexta-feira, salvo em casos de publicações extras, onde utilizarei os outros dias da semana para isso. Como este artigo respectivamente.

Na abordagem dos três temas (Negócios, Projetos e Narrativas), utilizarei não somente artigos escritos, mas também vídeos, e-book, infográficos, entre outros recursos que possibilite a comunicação com vocês e possa a cada publicação revelar um pouco do Universo Arquitetônico que está a minha volta.

Para iniciarmos todas as semanas com o pé direito e sempre motivado a fazer o nosso melhor, resolvi tratar na Segunda-feira sobre o tema Negócios. Nela, buscarei expor não somente exemplos comuns encontrados em outras plataformas bastante famosas como a: EXAME, PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS, entre outras fontes de inspiração e informação, como irei expor a minha maneira de ver o mundo dos negócios relacionado à Arquitetura. Dessa forma irei expor meu dia a dia relacionado ao tema, através de minhas leituras (Dicas de Livros e Filmes), pesquisas (Estudos Relacionados), criações (Tutoriais), opiniões (Resenhas), meus erros e acertos (Estudo de Casos), minhas avaliações tecnológicas (Avaliação) minhas conversas com diversos profissionais (advogados, administradores, professores, engenheiros, psicólogos, designer etc.) e escritórios de arquitetura, buscando compreender a ligação entre o Arquiteto e a sociedade atual (Entrevistas, Desafios e Soluções), minhas aventuras pelo mundo (Viagens), minhas participações em cursos e eventos (Formação) e muito mais.

Já na Quarta-feita como é o dia da semana que sou mais apaixonado e produtivo escolhi tratar sobre Projetos. Nele buscarei expor o processo de criação utilizado para a concepção dos projetos seja eles: arquitetônicos, decorativos, paisagísticos, urbanístico e por ai vai (buscarei aplicar aqui o que aprendi ao longo do curso e também no meu TCC, além de outras pesquisas que irei realizando ao longo do processo conceptivo). Mas não será somente isso. Como o tema Projetos é bastante amplo como o tema anterior (Negócios) resolvi delimitá-lo da mesma maneira. Neste caso, irei expor minhas leituras (Dicas de Livros e Filmes), pesquisas (Estudos Relacionados), criações (Tutoriais), opiniões (Resenhas), erros e acertos (Estudo de Casos) avaliações tecnológicas (Avaliação), minhas conversas com alguns Arquitetos, Designer, Fotógrafos, pintores, desenhistas etc. (Entrevistas), minhas aventuras pelo mundo (Viagens), minhas participações em cursos e eventos (Formação) e muito mais.

Finalmente Sexta-feira. Neste momento irei dividir com vocês um pouco de minhas crônicas e contos (Narrativas) relacionadas à Arquitetura, onde trataremos sobre a cidade, as pessoas, o estágio, o escritório e muito mais. Além das Narrativas irei tratar sobre minhas leituras (Dicas de Livros e Filmes), mas serão mais descontraídas que os temas anteriores. Além das dicas de leituras irei expor minhas opiniões (Resenhas), erros e acertos (Realidade), minhas conversas com alguns Arquitetos (Entrevistas), minhas aventuras pelo mundo (Viagens), minhas participações em cursos e eventos (Formação) e muito mais.

Portanto no Arquiteto Versátil como foi referido ao longo deste primeiro artigo, será um espaço para expor sobre três temas pertinentes relacionados à Arquitetura (Negócios, Projetos e Narrativas), cada um distribuído ao longo da semana. Além disso, a exposição das informações se utilizará de diversos meios como: artigos escritos, vídeos, e-book, infográficos, entre outras maneiras, para facilitar a comunicação com todos os visitantes do Arquiteto Versátil. Então para finalizar este artigo, quero novamente desejar a todos boas vindas. Se gostou deste artigo, curta, compartilhe.

Lembrando que o Arquiteto Versátil está no FACEBOOK, TWITTER, INSTAGRAM, YOUTUBE, entre outras redes sociais. GOSTOU? Quer ver o próximo Artigo ou vídeo em primeira mão assine nossa Newsletter, curta nossa Fanpage, siga-nos no Youtube, Twitter, Instagram. Até a próxima.

Comentários